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Pouco encenado no Brasil, o dramaturgo inglês de origem checa Tom Stoppard é mais conhecido pelos seus roteiros para cinema, como “A Inglesa Romântica”, “Império do Sol”, “Billy Bathgate” e, claro, “Shakeaspeare Apaixonado”, que lhe deu o Oscar. Agora sete de seus textos mais importantes ganham tradução esmerada na coletânea “Rock ‘n’ Roll e Outras Peças” (Companhia das Letras). Na seleção, a sua obra mais famosa, “Rosencrantz e Guildenstern Morreram” , que reconta a tragédia de Hamlet pelo olhar de dois personagens secundários.

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Leia trecho do livro:

 

 

Rosencrantz e Guildenstern morreram

Primeiro ato


Dois elisabetanos matando tempo em um lugar sem qualquer personalidade perceptível. Estão bem vestidos — chapéus, capas, bastões e tudo mais. Cada um deles tem uma grande bolsa de couro para moedas. 

A bolsa de Guildenstern está quase vazia. A bolsa de Rosencrantz está quase cheia.

Sendo que o motivo é: estão apostando no cara ou coroa, da seguinte maneira: Guildenstern (daqui por diante “Guil”) tira uma moeda de sua bolsa, e a arremessa para o alto, deixando que  caia no  chão. Rosencrantz  (daqui por diante “Ros”)  examina a moeda, anuncia que foi “cara” (e foi) e a coloca em sua bolsa. Eles então repetem o processo. Estão aparentemente fazendo isso há algum tempo.

A sequência de “caras” é impossível, e no entanto Ros não trai qualquer reação de surpresa —  não  se  sente  surpreso. Contudo,  ele  é  delicado  o  bastante  para  se  sentir  um pouco constrangido por tirar tanto dinheiro de seu amigo. Que seja essa sua marca como personagem.

Guil se dá conta plenamente da estranheza daquilo tudo. Ele não se preocupa com o dinheiro, mas se preocupa com as implicações; ciente, mas não disposto a entrar em pânico por causa disso — sua marca como personagem.

Guil senta. Ros levanta (é ele quem se move, apanhando as moedas).


Guil arremessa. Ros examina a moeda.

ROS Cara (ele apanha a moeda e a põe na bolsa. O processo se repete) Cara. (de novo) Cara. (de novo) Cara. (de novo) Cara.

GUIL (jogando uma moeda) A construção do suspense é uma arte.

ROS Cara.

GUIL (jogando outra) Embora possa acontecer por pura sorte.

ROS Cara.

GUIL Se é que é essa a palavra que eu quero.

ROS (ergue a cabeça para olhar para Guil) Setenta e cinco a zero. (Guil levanta mas não tem para onde ir. Ele joga outra moeda por cima do ombro sem olhar para ela, estando concentrado em seu ambiente, ou na falta dele) Cara.

GUIL Um sujeito mais fraco poderia se ver tentado a reexaminar sua fé, no mínimo segundo a lei das probabilidades.

Ele joga uma moeda por cima do ombro enquanto se dirige para examinar o fundo do palco. 

 


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