Estar numa BMW de última geração a 13 mil metros de altura e a 800 quilômetros por hora. É este tipo de emoção que a Empresa Brasileira de Aeronaútica, a Embraer, quarta maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo, quer proporcionar aos felizardos que voarem em seus novos aviões Phenom 100 e Phenom 300 (a pronúncia correta é fi-nom). As duas novas jóias aladas reforçam a presença da empresa no generoso setor de jatos executivos, que transportam até nove pessoas e fazem brilhar os olhos de empresários e executivos que precisam cruzar os céus com a agenda cheia de compromissos. A diferença está numa providencial associação com a BMW – isso mesmo, a legendária montadora de carros de luxo alemã. O design do cokpit e do interior das duas aeronaves foi totalmente desenvolvido pelo BMW Group Designworks, do escritório americano da marca.

O resultado é muito conforto para piloto e passageiros, a começar pelas janelas maiores, que parecem ampliar o espaço interno. A cabine também possui mais espaço, graças ao formato ovalado da fuselagem. A bordo, há copa e lavabo privativo. O chão é de madeira laminada e as poltronas, de couro, possuem extensor para pernas. A comunicação interna é toda por satélite e sem fio, para conexão de telefone, vídeo e internet banda larga. As duas novidades estão sendo lançadas no promissor mercado asiático, na feira Asian Aerospace, em Cingapura, que começa na terça-feira 21. O primeiro lote do Phenom 100 ficará pronto em meados de 2008 e o do Phenom 300, em meados de 2009. Mas já há encomendas. A versão 100 transportará até oito ocupantes e custará US$ 2,75 milhões. O 300, para nove pessoas, terá o preço de US$ 6,65 milhões. Os aviões não trarão no nariz o famoso símbolo BMW, mas a estratégia será reforçar a associação com a grife alemã. É bom lembrar que a Embraer compete no mercado executivo com o jato Legacy, para 13 passageiros, um dos seus recentes sucessos.