A história de um dos principais pontos turísticos do País mudará de patamar em novembro deste ano. Com investimentos estimados em R$ 5 milhões e pretensões de pólo gastronômico internacional – com direito até a diretor de cenografia –, o Restaurante Pão de Açúcar começa a ser construído ao pé do morro da Babilônia, de onde parte o bondinho para o Morro da Urca. No local funcionou por 30 anos o Restaurante Roda Viva, fechado em 1999. Diversas cozinhas e espaços temáticos vão dividir 1,5 mil metros quadrados de um espaço futurista para cerca de 240 pessoas integrado à natureza, com teto de vidro e uma mangueira centenária no meio do complexo.

O restaurante é uma concessão da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, que há 94 anos administra o cartão-postal e receberá um porcentual do faturamento. O espaço foi cedido ao empresário Marcelo Torres, comandante de quatro restaurantes bem-sucedidos na cidade: Giuseppe e Giuseppe Grill, no centro, Lagulole, no Museu de Arte Moderna, e Ataulfo, no Leblon. A diretora-geral da Caminho Aéreo, Maria Ercília Leite de Castro, define a parceria como “perfeita”, um upgrade no tempo em que o Roda Viva era a sala de visitas do Pão de Açúcar. Torres, 43 anos, há quase três mergulhado no projeto com o arquiteto Vicente Giffoni, contratou um diretor de arte para dar uma “conotação lúdica” ao restaurante. “O turista fará uma visita ao Brasil inteiro”, resume, referindo-se às quatro cozinhas predominantes nos 517 metros quadrados do andar térreo: comida gaúcha, baiana, mineira e carioca. Como nem todo turista é de ferro, haverá também bufê com saladas, sushi e pizza.

Com a assistência do designer francês Jean Pierre Tortil, o cenógrafo José Possi Neto criou mais dois ambientes: um mezanino, de 274 m2, e um palco para o happy hour, e um terraço-lounge, com 250 m2, para eventos especiais e grupos de turistas. O casamento entre o bondinho e a gastronomia tem potencial para uma dupla sedução: o restaurante deve atrair os estrangeiros que subirem ao Pão de Açúcar e o bondinho, os cariocas que freqüentarem o restaurante. Em 2005, o Pão de Açúcar recebeu 790 mil visitantes. Tudo indica que neste ano a multidão será maior.