Código Florestal
Aos velhos tempos

BOE_ABRE_IE2191.jpg

Na linha de defesa do pequeno agricultor no projeto do novo Código Florestal, a CNBB levará ao Senado na terça-feira 8 uma proposta para que a proteção às matas ciliares seja de 5 metros nos rios de até 10 metros de largura, e 100 metros para mananciais acima de 200 metros. São limites que vigoravam em 1965 – hoje os parâmetros são seis vezes superiores. A entidade, presidida por Dom Raymundo Damasceno, entende ainda que a Amazônia tem de ter regras ambientais especiais.

Indústria
Perdeu fôlego

Indústrias de cervejas e refrigerantes estão revendo projeções para 2011. Em junho, a estimativa era de 6%, em média, de alta nas vendas. Agora, já se fala em zero de crescimento. A alta na base de cálculo do IPI reajustou os preços dos produtos para cima e derrubou as vendas no varejo. Os empresários juram que só parte do ônus tributário foi repassada aos consumidores.

Aviação
Tudo igual

Brasil e Portugal estão prestes a anunciar um acordo trabalhista. Pilotos lusos serão autorizados a dirigir aviões aqui. O ok já vale para brasileiros lá. A reciprocidade permitirá suprir, pelo menos em parte, a falta de comandantes qualificados no mercado brasileiro.

Infraestrutura
Contra o tempo

BOE-02-IE-2191.jpg

Executivos da LLX, empresa de Eike Batista responsável pelo Porto Brasil que o executivo quer construir em Peruíbe (SP), irão ao Ministério da Justiça na semana que vem. Trata-se de uma iniciativa para retirar a aldeia indígena Piaçaguera da área do empreendimento. A empresa alega ter direito sobre os 19,5 milhões de m² comprados de um espólio; já a Funai conclui a demarcação de reserva para a etnia na área a toque de caixa.

Registro civil
Ainda não

Lançado em 2010, o Registro Único de Identidade Civil (RIC) não deve chegar às mãos dos brasileiros este ano. Parte do lote inicial de 15 mil RICs emitidos pela Casa da Moeda para o Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal apresentou problema no chip.
Por isso serão refeitos. Moradores do Rio de Janeiro, Brasília e Bahia terão a nova identidade primeiro.

Música
Pelo verde

BOE-03-IE-2191.jpg

Ben Harper quer mais do que cantar em nossos palcos em dezembro. A turnê por seis capitais começou dia 3, em Porto Alegre. A seu pedido, a produção dos shows procura uma ONG para promover um mutirão de limpeza numa praia do Rio de Janeiro – ele estará dia 10 na cidade. Ativista do meio ambiente, o artista participou de ações do gênero na Califórnia, onde nasceu. Muitos cariocas têm o mau hábito de deixar lixo na areia. Harper vai trabalhar duro.

Polícia
Tiro no pé

BOE-04-IE-2191.jpg

Se o crime organizado quis intimidar assassinando a juíza Patricia Acioli, a crueldade teve efeito contrário. O trio de juízes voluntários que atua em São Gonçalo (RJ) desde agosto acelerou os trabalhos. A audiência mais remota na cidade ocorrerá em janeiro de 2012 e a sessão do júri mais distante será em março do ano que vem. O município de 1 milhão de habitantes é um dos mais violentos do Brasil.

Santa Catarina
Alto risco

BOE-05-IE-2191.jpg

Tendo à frente o maior especialista do mundo (Khaled Mahnoud) em ponte pênsil, um grupo de engenheiros estrangeiros anuncia na segunda-feira 7, em Florianópolis que do jeito que está, a Hercílio Luz cai em no máximo dois anos. O cartão de visitas de Santa Catarina, com 820 metros de cumprimento, foi inaugurado em 1926. Por falta de verba, a obra de sua reforma parou em 2006.

Comércio Exterior
Fim do veto

O Brasil vai liberar daqui a pouco a compra de carne in natura do Paraguai, suspensa desde setembro quando surgiu foco de febre aftosa no país vizinho. Mas haverá limite. Só será permitida a entrada de produto desossado e mantido por 24h em frigorífico cuja temperatura seja inferior a seis graus. Do Departamento de São Pedro, foco da doença, por ora, não pode vir nem um bife.

Justiça
Linhas de ação

Tendo como uma de suas metas a abertura de postos especiais de atendimento a estrangeiros em cidades-sede de jogos da Copa, o II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas será lançado pelo Ministério da Justiça na semana que vem, em Brasília. Vinte e quatro órgãos públicos atuarão juntos, por quatro anos, para combater o tráfico interno de pessoas, do interior para as capitais, entre outros objetivos.

Congresso
Hora de mudar

Inspirados na frase da presidente Dilma Rousseff (“há ONGs e ONGs”), deputados de vários partidos conversam em Brasília sobre a necessidade de disciplinar em lei, e rápido, a relação do Executivo com as entidades não governamentais. A CPI (2008-2010) sobre o assunto foi um fiasco. Hoje, na Câmara, 12 projetos se atropelam no afã de querer proteger o Estado, a sociedade e ONGs que trabalham sério.  

Justiça
Tese vencedora

Numa decisão inédita, o TST decidiu que um acidente de trabalho pode gerar duas ações de indenização. O fato ocorreu no Paraná. A Indústria Opoterápica admitiu culpa e pagou R$ 450 mil à viúva do operário morto. “A dor de se criar um filho e perdê-lo em atividades praticadas no trabalho merece reparo”, reclamaram os pais, em outro processo, em Brasília. Receberão R$ 49,8 mil, por decisão do ministro Mauricio Godinho Delgado, da Sexta Turma do TST.

Pan
Brasil limpo

Encerrado na semana passada, o Pan-Americano de Guadalajara terá poucos casos de doping. Oficialmente até aqui, apenas o do canadense Aaron Rathy, que perdeu a medalha de prata no esqui aquático.
O número pode chegar a quatro, dizem na Odepa – mas com remota possibilidade de haver brasileiro na lista.

Cinema
Quase carioca

BOE-06-IE-2191.jpg

Pelo terceiro ano consecutivo, Tom Cruise virá ao Brasil para lançar um filme. A pré-estreia de “Missão Impossível – Protocolo Fantasma” é a razão da vinda do astro ao Rio, agora em dezembro. Como das vezes anteriores, ele ficará hospedado no Copacabana Palace. Lá, para despiste dos fãs, há três datas distintas em sua reserva: 5, 10 e 14.