CARTAZ-02-IE-2191.jpg

 

 

 

Continuação de “Os 39 Degraus”, o romance policial “O Manto Verde” (Tordesilhas) também iria ser filmado por Alfred Hitchcock. Ele pretendia repetir a dose de suspense com a trajetória de Richard Hannay, que, durante a Primeira Guerra Mundial, comanda um pelotão em uma missão para o serviço secreto inglês. O filme não saiu, mas a leitura do livro de John Buchan mostra que Hitchcock raramente errava em suas escolhas.

livro.jpg

 

Leia trecho da obra:

"UM
Propõe-se uma missão

Eu acabara de tomar o café da manhã e estava enchendo meu cachimbo quando recebi o telegrama de Bullivant. Foi em Furling, a grande casa de campo em Hampshire onde eu viera convalescer depois da batalha de Loos. Sandy, que estava nas mesmas circunstâncias, procurava a geleia. Eu lhe arremessei a folha com a linha azul colada, e ele assobiou.

— Opa, Dick, parece que conseguimos o batalhão. Ou talvez seja uma promoção pessoal. Você vai virar uma praga de alto coturno, passando para o lado do oficial regimentar trabalhador. E pensar na língua que, no seu tempo, você gastou com os de alto coturno!

Fiquei sentado, pensando por um momento, pois o nome Bullivant me fazia voltar dezoito meses no tempo, ao caloroso verão que antecedeu a guerra. Não via o sujeito desde então, embora tivesse lido sobre ele nos jornais. Fazia mais de um ano que eu era um oficial de batalhão ocupado, sem pensar em nada a não ser lapidar matéria bruta até transformá-la em bons soldados. Vinha me saindo bastante bem, e nunca houve na face da Terra ninguém mais orgulhoso que Richard Hannay quando conduziu seus Lennox Highlanders pelos baluartes naquele sangrento e glorioso 25 de setembro. Loos não foi nenhum passeio, e nós havíamos passado por poucas e boas antes disso, mas a pior parte da campanha que pude testemunhar foi um chazinho de aquecimento para o espetáculo ao qual compareci com Bullivant antes do começo da guerra. [A narrativa do Major Hannay sobre o caso foi publicada sob o título Os trinta e nove degraus.]

A visão daquele nome em um telegrama parecia mudar toda a minha perspectiva de vida. Eu esperara pelo comando do batalhão e ansiara por tomar partido no fim dos boches. Mas aquela mensagem levou meus pensamentos para um novo rumo. Podia haver outras coisas na guerra além do confronto direto. Por que diabos o Ministério das Relações Exteriores queria falar com um obscuro major do New Army com tanta urgência?"