ECONOMIA
Redondas

O BC mandará confeccionar 1,8 bilhão de moedas para 2009. Nenhuma unidade de um centavo será produzida, segundo a rede bancária. A população aboliu esse valor das transações comerciais do dia-a-dia. As moedas de cinco centavos, dez centavos e 25 centavos serão prioritárias nas linhas de produção.

VALÉRIO
Mão na massa

Em prisão preventiva desde 20 de outubro, o publicitário Marcos Valério não está à toa na Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo. Ele foi autorizado a desempenhar funções de auxiliar de serviços na lavanderia do presídio. Experiência no ramo não lhe falta. Além de ajudar a passar o tempo, o trabalho na cadeia reduzirá a pena, caso ele venha a ser condenado.

PRESÍDIOS
Parou geral

As secretarias de Segurança do Paraná, de Mato Grosso e do Espírito Santo pediram ajuda ao Departamento Penitenciário Federal para tirar os celulares dos presos. Mas a única máquina que rastreia ligações está há dois meses com a Justiça, sem que tenha sido periciada para saber se foi usada ilegalmente.

SAÚDE
Olhar maior

Uma boa notícia para as 25 mil pessoas que aguardam um transplante de córnea no Brasil. Como em São Paulo a fila para esse tipo de cirurgia está sendo zerada todos os meses, a Secretaria Estadual de Saúde ofereceu ao Ministério da Saúde parte dos tecidos que vier a receber, a partir de janeiro.

JUDICIÁRIO
Estratégia

O STF fará mais uma audiência pública. Por sugestão de seu presidente, Gilmar Mendes, o órgão vai debater com especialistas o direito à saúde, no início do ano que vem. Ações envolvendo o assunto abarrotam cada vez mais os tribunais de norte a sul do País.

TABACO
Só fumaça

Desde outubro, a Souza Cruz elevou de 128 milhões para 150 milhões a produção diária de cigarros em Uberlândia (MG). A plena carga também opera a fábrica da empresa em Porto Alegre (130 milhões de unidades a cada 24 horas). Os números confirmam o forte hábito de fumar do brasileiro, apesar das ações contra o tabagismo.

ESTRANGEIROS
Quase zero

Na quinta-feira 20, o Comitê Nacional para Refugiados julga de vez o pedido de asilo político formulado pelo escritor italiano Cesare Battisti, preso no Brasil há um ano. Na Itália, em 1988, ele foi condenado à revelia à prisão perpétua. Battisti foi considerado culpado pelo assassinato de quatro pessoas quando era militante do grupo de extrema-esquerda Proletários Armados pelo Comunismo, nos anos 70. As chances de ele ficar por aqui são mínimas.

CLONES
Hollywood é aqui

Um sósia de José Dirceu encontrou duas vezes, neste mês, com um sósia de Daniel Dantas. Sósias perfeitos, diga-se de passagem. O primeiro papo, no dia 5, ocorreu em São Paulo. O segundo, no dia 11, na suíte de um hotel carioca. Como foi noticiado que o verdadeiro Dirceu estaria em Cuba, é claro que não foi ele. Quanto ao paradeiro do dono do Opportunity, é tão secreto, tão secreto que se torna irrelevante.

PEQUENA E MÉDIA EMPRESA
Sem oposição

Amigo e ex-tesoureiro em campanhas eleitorais de Lula, Paulo Okamoto ficará mais dois anos como diretor-presidente do Sebrae. A reunião do conselho deliberativo que o elegerá ao cargo, pela terceira vez, ocorrerá no início de dezembro.

CRISE 1
Luz amarela

A informação veio na quarta-feira 12, ao ministro Guido Mantega: a arrecadação federal registrou queda na primeira semana de novembro. A contração foi pequena, mas há 30 meses o Leão não experimentava tal sensação.

CRISE 2
Fator guilhotina

Para o Planalto, a crise só virará dor de cabeça quando o desemprego subir. Registre-se que, além da construção civil em São Paulo (mil demissões diárias), o Pólo de Camaçari (BA) dispensou 800 trabalhadores em três semanas.

LAVAGEM
Garganta profunda

Presa na Operação Kaspar II, em 2007, que implodiu esquema de remessa ilegal de dinheiro para o Exterior, a doleira Claudine Spiero virou pesadelo para antigos clientes. Colaborando com a PF, ela impressiona pelo volume de informações, e, acima de tudo, pela prodigiosa memória.

AGRICULTURA
Bife partido

Agravou-se a crise na Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), noticiada aqui há 15 dias. O último técnico que cuidava da análise de risco na entidade pegou o boné. Em meio ao barulho, o frigorífico Minerva diz apoiar as ações da Abiec e do Ministério da Agricultura em prol do setor.

OXIGÊNIO
Duas rodas

Depois dos R$ 4 bilhões às montadoras, o governo anuncia ajuda semelhante para o mercado de motocicletas. As vendas, que chegaram a crescer 27% no primeiro semestre, estão despencando.

AVIAÇÃO
Tensão a bordo

Dirigentes das companhias aéreas, técnicos do governo e oficiais da FAB tiveram tensa reunião na sexta-feira 14, no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Discutiram "o esgotamento do aeroporto Salgado Filho", em Porto Alegre. As empresas denunciam riscos de acidentes devido à pista ruim. Analisou-se a mudança das operações para a Base Aérea de Canoas.

POLÍTICA
Sombrinha boa

Na cidade que o viu nascer, São Bernardo do Campo, o PT recorreu à Justiça para abocanhar o legado do candidato a vereador Marcos Claudio Lula da Silva. Filho do presidente, ele foi declarado inelegível pelo TRE, meses antes do pleito. Mas três mil eleitores sufragaram seu nome. O partido quer os votos para a legenda, que, assim, teria mais uma vaga na Câmara Municipal.