Guga lançou a moda. O apresentador Marcos
Mion aderiu e inovou com faixas e tiaras. Caio
Blat estreou na telinha com o visual. Os cachos
estão tomando o lugar do cabelo batidinho com
gel e do corte militar na preferência masculina. Apesar do ar despreocupado que o estilo sugere,
a moda pede cachos bem tratados, com direito
a cuidados especiais para manter uma aparência
de cabelo saudável. Mion, um dos precursores do estilo, diz que não tem muita paciência para fazer tratamentos especiais, mas recorre ao seu cabeleireiro para domar as madeixas.

No arsenal de cosméticos importados adotados pelo apresentador no dia-a-dia estão um xampu específico, cremes sem enxágue com direito a variação de marcas para o cabelo não acostumar com o produto. “Faço tudo o que meu cabeleireiro manda. Quando estou sem paciência, recorro às bandanas”, explica Mion. Segundo ele, a composição do visual é inspirada na cultura negra americana e no personagem Rambo.

Enquanto para uns os cachos remetem à virilidade, para outros eles podem surtir um efeito mais romântico. O universitário Felipe Oliveira, 23 anos, acredita que o cabelo faz parte da composição do seu estilo. “Gosto de usar batas, chinelos e jeans mais folgado. O cabelo tem tudo a ver com meu jeito desencanado”, diz o estudante, que assume dar atenção diária aos cachos. “Faço hidratação toda semana para manter o brilho e a maciez”, revela.

No mundo da moda, os modelos de cabelos cacheados estão em alta. Segundo o booker Carlos Silva, da agência Marilyn, a vantagem está na praticidade. “O aspecto natural tem feito bastante sucesso. Quando o cliente pede um modelo de cabelos lisos, uma escova é o suficiente para desmanchar os cachos”, explica. O modelo Fernando Maximus, 22 anos, percebeu a tendência e deixou o cabelo crescer. “Tem de ser um tipo de corte mais arredondado, para não ficar estilo black power”, conta Fernando.

Na minissérie global A casa das sete mulheres, os cachos masculinos ajudam na composição dos personagens. Tanto o herói rebelde Bento Gonçalves, interpretado por Werner Schünemann, quanto o apaixonado Capitão Estevão, vivido por Thiago Fragoso, têm cabelos cacheados. “No caso de Werner, o cabelo transmite a idéia de masculinidade, já para o Thiago, o cabelo dá um tom angelical. Os dois atores já usavam os cabelos compridos, que são práticos para as cenas de guerra, pois não exigem retoques”, afirma Kiko Alves, supervisor de maquiagem da minissérie.

Agressivos ou meigos, modernos ou românticos, os cachos contam com o aval do público feminino. “Acho importante que os homens sejam mais vaidosos”, garante a fotógrafa Celina Cristiane Cunha, 21 anos. “Cuidado com os cabelos não é só coisa de mulher, também queremos que os homens se cuidem para nós. Sou super a favor dos cachinhos”, aprova.