Sonho de consumo dos endinheirados, o Jaguar X-TYPE é o importado de luxo mais cobiçado entre o público brasileiro de alta renda. Pelo menos é o que apontou uma pesquisa realizada pelo instituto Inter Science, que entrevistou 402 consumidores de nível social alto no shopping Iguatemi, em São Paulo. O modelo da Jaguar, que chegou ao mercado em outubro de 2001, superou outras marcas famosas, conhecidas pelo alto valor de seus automóveis, como Audi, BMW e Mercedes. Com preços que variam de R$ 170 mil (motor 2.5) a R$ 188 mil (versão esportiva e motor 3.0), o sedã X-TYPE é o menor e mais barato veículo da marca. Por causa do preço “baixo”, o carro, nas palavras do diretor-geral da Jaguar no Brasil, Sérgio Sterenberger, é a porta de entrada dos consumidores no “mundo da Jaguar”. “Ele está comprando e realizando um sonho”, diz o executivo.

Mais acessível e esportivo que os demais sedãs da marca – o S-TYPE, por exemplo, custa R$ 330 mil, e o modelo conversível XK8, R$ 600 mil –, o pequeno felino ou “baby-Jag”, como é conhecido entre os britânicos, nasceu com a missão de conquistar um público mais jovem que não se entusiasma pelos modelos mais clássicos e de atrair uma parcela do público feminino. E, é claro, turbinar as vendas da Jaguar, hoje controlada pela americana Ford. Desde o lançamento em 2001 foram vendidas aproximadamente 30 mil unidades em todo o mundo. No Brasil, cerca de 300 X-TYPE já estão circulando nas ruas.

Desenvolvido no centro de engenharia da montadora em Coventry, na Inglaterra, e construído por 142 robôs na fábrica da cidade de Liverpool, o X-TYPE traz todo o luxo e conforto que caracterizam os carros e a história da Jaguar no mundo. Os bancos são revestidos em couro trazido das fazendas de gado da empresa. A madeira que compõe o painel é retirada de uma reserva ambiental também mantida pela Jaguar. Tanto o couro quanto a madeira são tratados, preparados e costurados manualmente por artesãos contratados pela montadora. A novidade fica por conta da tração nas quatro rodas, que garante maior aderência do veículo no asfalto e segurança ao motorista. O motor é todo feito em alumínio e a aceleração de 0 a 100 varia de 7,5 segundos (motor 3.0) a 8,9 segundos (2.5).

Na parte interna, luxo e as comodidades do CD Player, disqueteira, limpadores de pára-brisas sensíveis a um pingo de chuva, retrovisor eletrocromático (tecnologia que escurece o espelho automaticamente com os clarões dos faróis dos carros que estão atrás), computador de bordo e gerenciador de mensagens, controle remoto para garagem e operações de áudio. Na externa, espelhos com recolhimento elétrico, controle de estacionamento em marcha à ré, que detecta objetos que estão atrás do veículo, teto solar e travamento automático das portas ao primeiro movimento do automóvel. Um luxo tão grande que os nomes de seus proprietários são mantidos em segredo por questão de segurança.