Medida extrema contra baixinhos

Diante da crescente suspeita de que novos anões começam a botar a cabecinha de fora, o líder do governo no Congresso, Fernando Bezerra (PTB-RN), radicalizou: defende, pura e simplesmente, a extinção da Comissão Mista de Orçamento. A idéia de acabar com as suspeitas que rondam o terreno pantanoso do Orçamento mobilizou, na semana passada, o Senado Federal. Seis senadores defenderam da tribuna a implementação de profundas modificações na Comissão. O ataque mais duro veio de Sérgio Guerra (PSDB-PE): “Se aprovar na comissão os recursos para comprar um penico, aparecem dez parlamentares como donos do penico.” Heráclito Fortes (PFL-PI) condenou o desvio de recursos destinados à Prefeitura de Teresina, PI, que foram parar nos cofres do governo do Estado. O ministro da Articulação, Jaques Wagner, discutiu o tema com o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo. A crise de confiança reduziu assim o espaço das barganhas: o Orçamento, para alegria geral, agora pode ser aprovado antes do final de março.

Lavanderia de prefeitos

O ministro da CGU, Waldir Pires (foto), disse em depoimento na CPI dos Correios que dezenas de prefeitos fazem saques de até R$ 2 milhões/mês na boca do caixa. Waldir Pires defende uma nova lei determinando que todos os pagamentos aos prefeitos sejam feitos por cheque ou transferência bancária.

AeroPF: temos vagas

Parece até que sobra gente no front da Polícia Federal. Mensagem transmitida esta semana no sistema interno de rádio convocava agentes interessados em candidatar-se a comissário de bordo do novo avião da corporação: um jato EMB-145, recém-comprado da Embraer. São quatro vagas. Os selecionados, treinados para combater o crime, terão que fazer o serviço de aeromoça. Ou aerofederal.

Um Sarney enfrenta Lula

O PV sonha alto. Sonha em colocar, de novo, um Sarney no Planalto. Os verdes querem lançar o deputado Zequinha Sarney (MA) (foto) candidato à presidência. Zequinha ainda não topou. Quem também pode sair candidato, mas a governador do Rio de Janeiro, é o ministro Gilberto Gil.

Solidariedade tucana

Isolado num quarto, sem falar com ninguém e fumando sem parar. Esse é o retrato atual do ex-presidente do PT José Genoino, relatada pelo líder tucano, senador Arthur Virgílio (AM). Condoído, ele topou o pedido de Genoino para mudar o depoimento do homem-cueca, Adalberto Vieira, da CPI dos Bingos para a dos Correios.

Rápidas

• Fernando Collor não desiste: vai às urnas de novo. Será candidato a senador. O problema é que até agora nenhum dos candidatos a governador aceitou fazer dobradinha com Collor em Alagoas.

• Lula demora a decidir, depois se arrepende e acaba irritado por ter que conviver com tanta pressão. Existem agora 33 currículos em sua mesa de trabalho. Todos nomes de candidatos à vaga de Carlos Veloso no Supremo Tribunal.

• O presidente da CPI do Tráfico de Armas, deputado Moroni Torgan (PFL-CE), identificou o dedo de generais uruguaios e paraguaios no comércio bélico ilegal no Brasil. Também serão investigados oficiais argentinos que atuam no ramo.

• O assessor do deputado José Janene (PP-PR), João Cláudio Genu, pilhado
no valerioduto, não está nem aí. Com seu minguado salário, passa férias com familiares e amigos no chique hotel Le Relais La Borie, um dos endereços
finos de Búzios.

• Nome novo nas prévias do PMDB: Joaquim Roriz. O governador do DF pensa seriamente em desafiar Garotinho e Rigotto. Quer ser ungido com as bênçãos dos senadores Renan e Sarney.