verão de 2002 foi marcado pelos cruzeiros. Nunca se viu tantos transatlânticos pela costa do País. Do início de dezembro ao final de março, as companhias marítimas somarão mais de 50 cruzeiros, com um total aproximado de 60 mil turistas. O dobro do que se contabilizava havia cinco anos. A alta do dólar e os atentados de 11 de setembro fizeram com que muitos turistas brasileiros preferissem as nossas praias às do Caribe. Em apenas dois meses navegando pelo País, o navio Splendour of The Seas, por exemplo, recebeu mais da metade dos passageiros previstos pela Royal Caribean, companhia marítima responsável. E, há pouco mais de duas semanas, a concorrente Costa Cruzeiros encerrou sua temporada com chave de ouro. Contrariando a formalidade dos navios tradicionais, lançou ao mar, o 8º Cruzeiro Fitness. A embarcação partiu do Porto de Santos, em São Paulo, rumo a Salvador e, durante seis dias, trocou o ócio das férias e a típica fartura dos banquetes em alto-mar por horas e horas de pura malhação.

A bordo do cruzeiro fitness, nada de cheek-to-cheek e cassinos abarrotados. Axé, música eletrônica e, claro, muita paquera embalaram 12 tipos de ginástica. Pelo menos 70% dos 1.400 passageiros do navio Costa Tropicale se renderam ao agito das aulas. Faziam parte do cardápio: bodypump (espécie de levantamento de peso dançante), spinning (simulação de trilhas em bicicletas hergométricas), stepbox (mistura de step com boxe) e pilates (técnica de realinhamento postural), entre outras modalidades. O pique era tanto que durante a noite a badalação continuava. Coquetéis, festas e até uma mini-rave sob céu de almirante transformaram o 8º Cruzeiro Fitness numa incessante balada. Tanto que, na semana seguinte à chegada do cruzeiro, a companhia de navegação decidiu repetir a dose. Lançou, de 24 de fevereiro a 2 de março, um segundo cruzeiro com o mesmo tema.

Bem-estar – Para o próximo ano, a empresa promete o 9º Fitness, com 200 lugares a mais do que a versão 2002. E ainda se prepara para estrear o 1º Cruzeiro do Bem-estar que oferecerá mais aulas “zen” aos passageiros, como power yôga (uma releitura americana e dinâmica do yôga) e shiatsu (massagem terapêutica oriental). Na onda do bem-estar, a Royal Caribean saiu na frente. No final deste mês lançará o minicruzeiro Wellness Cruise. São oferecidos não só ginástica, mas também cursos de maquiagem e hidratação facial. A diversidade de serviços nos transatlânticos tem se tornado constante. Cada vez mais cruzeiros temáticos substituem os tradicionais. A Costa, além da versão fitness, oferece anualmente o Prata all’italiana, um verdadeiro festival gastronômico flutuante, e o Natal das Flores, com cursos de decoração natalina. Essa segmentação agrada não apenas aos donos das companhias marítimas, mas, principalmente, aos turistas.

As irmãs Paula e Andréa Prezotto, 21 e 19 anos respectivamente, tornaram-se clientes assíduas dos cruzeiros fitness porque sabem que só por ali poderão malhar e encontrar a moçada da sua idade. “É a viagem dos nossos sonhos. Sol, comida e gente jovem e bonita”, diz Paula. Empolgadas com a edição anterior da malhação em alto-mar, as irmãs Prezotto carregaram mais duas amigas para o 8º Cruzeiro Fitness: as gêmeas Paula e Thais Azzini, 24 anos. O quarteto das meninas que ocupavam a cabine 4.030 era, em disparada, o mais animado do navio. Elas não perdiam uma aula de ginástica e durante a noite marcavam presença em boates e festas. “Nunca pensei que fosse me divertir e exercitar tanto”, conta Thais. Ela e a irmã são verdadeiras “ratas de academia”, no bom sentido do termo. Em Piracicaba, no interior de São Paulo, onde moram, fazem atividade física quase todo santo dia. E garantem: “As aulas do cruzeiro são excelentes.”

Preparo – O elogio faz sentido. O time é de primeiríssima qualidade. Entre os 12 professores pós-graduados que ministram as aulas estão a guru do pilates, Inélia Garcia, e a treinadora oficial da BodySystems no Brasil, a ginasta Cris Tourinho. No mundo fitness, a BodySystems é uma das marcas registradas de maior peso. Reúne modalidades como o bodyjam, o bodypump e o bodycombat, que misturam a força da luta e da puxação de ferro com a leveza de movimentos corporais. Na segunda edição do 8º Fitness chegava a ser engraçado observar o movimento dos passageiros mais jovens. Pela manhã e no final da tarde, malhavam e faziam as aulas oferecidas. Entre os dois períodos, entretanto, era praticamente impossível encontrá-los. As três piscinas do navio viviam abarrotadas de crianças e idosos, e era nesse momento que a moçada aproveitava para compensar o sono perdido com o agito da vida noturna.

O casal de namorados Adriana Lopes, 33 anos, e Márcio Belo, 27, era a exceção dessa regra. Batia cartão, inclusive nos deques, sob sol a pino. O pique dos pombinhos era tanto que eles chegaram a ser eleitos “o casal fitness da temporada”. “Dormimos no máximo três horas por noite”, conta Lopes. “Tentaremos estar na próxima edição do Fitness”, completa Adriana. O único inconveniente encontrado pelo casal, que acaba por ser também a reclamação mais comum entre os passageiros, é o preço das bebidas e das gorjetas no navio. Além dos US$ 760 cobrados pela viagem, seis doláres diários são debitados automaticamente da conta dos hóspedes para a gorjeta da tripulação. O sistema é praxe nas companhias de navegação, mas irrita o consumidor brasileiro. “Estamos em alto-mar, na costa brasileira, e temos que pagar o serviço, a gorjeta e as Coca-Colas em dólar. Estranho, não?”, comenta o engenheiro de produção Leonardo Fernandes, 28 anos.

Léo, como era chamado pelos companheiros de viagem, também fazia parte da turma do barulho no navio. O jovem e o time “fitness” de professores – esses últimos alçados à condição de semideuses pelas jovens passageiras – eram capazes de transformar qualquer festa caída numa balada forte. Ou seja, com tantas opções de diversão, o 8º Cruzeiro Fitness aportou de volta em Santos, na semana passada, sem deixar nada a desejar. Ou melhor, quase nada. Resta ainda a esperança de que os preços se tornem mais acessíveis.