A imagem de ativistas do Greenpeace, por exemplo, se contrapondo a ações de grandes corporações internacionais leva o cidadão comum a imaginar que, de maneira geral, militantes de ONGs e empresários não têm nada em comum. Mas uma pesquisa feita pelo Centro de Empreendedorismo e Administração do Terceiro Setor (Ceats), ligado à Universidade de São Paulo, revela o contrário. Oitenta e cinco por cento das empresas que desenvolvem projetos de responsabilidade social no Brasil mantêm alianças e parcerias com ONGs. Cinqüenta e cinco por cento também atuam em conjunto com governos.

Esses números mostram a importância das parcerias como um diferencial em relação aos métodos tradicionais de ação social. Para incentivar a discussão sobre o tema, foi lançado o livro Alianças e parcerias, por iniciativa da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e da Aliança Capoava, formada pela Fundação Avina, a Ashoka Empreendedores Sociais, o Instituto Ethos e o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife). A publicação mostra parcerias bem-sucedidas como a da Fundação BankBoston e o Instituto Geledés, que criaram o projeto Geração XXI para acompanhar jovens negros do último ano do ensino fundamental até a conclusão da universidade. A publicação pode ser adquirida pelo telefone (11) 3849-2022.