Para ver e babar

A maior feira de eletrônicos do mundo, a Consumer Electronics Show, realizada em Las Vegas, apresentou lançamentos para os fãs da alta tecnologia. Bill Gates abriu o evento exibindo o novo sistema operacional da Microsoft, o Vista, com gráficos aperfeiçoados. O novo produto irá beneficiar os fotomaníacos, com um programa de edição fácil de operar. Para os adoradores de iPod, a novidade é o robusto alto-falante FunKit Dj, fabricado pela KNG America. Já os futuristas irão se divertir com os óculos da eMagin, com um monitor embutido que simula uma tela de 105 polegadas.

 
 

O fim da vida

Em estudo divulgado na revista científica Nature, pesquisadores mostram que a extinção de um grupo inteiro de espécies está ligado ao aquecimento global. São mais de 70 tipos de sapos da América tropical que desapareceram devido à proliferação de um fungo que se beneficia de temperaturas mais altas. No Brasil, toda atenção é pouca: o parasita já atinge anfíbios na Mata Atlântica de Minas Gerais.

 
 

Susto

A Secretaria Municipal da Saúde de Guaíba (RS)
foi pega de surpresa na semana passada. Devido
às intensas chuvas que estão ocorrendo na região,
12 filhotes de jacarés apareceram na porta do órgão.
Os funcionários acreditam que os animais, que
habitam o lago na frente da secretaria, possam ter passado pela tubulação por onde a água é escoada. Três animais estavam mortos. Os demais foram para o zoológico da cidade.

 
 

Minúsculo

A Sony confirma a tendência de computadores cada vez menores e potentes. Batizada de All In One Card (AIO Card), essa pequena grande máquina funciona com energia solar, é do tamanho de um cartão de crédito e reproduz todo tipo de arquivos multimídia. A invenção também conta com WiFi e Bluetooth, para conexões que dispensam fios. A fabricante não tem previsão de quando irá lançar o produto.

 
 
Céu estrelado

Na 207ª Conferência da Sociedade Astronômica Americana, em Washington, astrônomos anunciaram a descoberta de um enorme grupo de estrelas na Via Láctea. Segundo os cientistas, o “enxame” com mais de 100 mil estrelas tem uma massa 20 vezes maior que a de outros grupos observados. O avanço se deve às novas técnicas para sondar o universo, que mostram a Via Láctea como um filme de três dimensões, sendo possível analisar com maior precisão.