000_Was4272628.jpg

 

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta sexta-feira, na ONU, que a base do conflito com os palestinos é a rejeição destes em "reconhecer o Estado judeu e quaisquer fronteiras".

"Reconheçam o Estado judeu e façam a paz conosco", disse Netanyahu em seu discurso na Assembleia Geral anual da ONU, deixando de lado as alegações palestinas de que o motivo central do conflito é a questão dos assentamentos "O centro do conflito não é a questão dos assentamentos. Os assentamentos são o resultado do conflito", afirmou. "O centro do conflito sempre foi e continua sendo a rejeição dos palestinos em reconhecer o Estado judeu e quaisquer fronteiras", acrescentou.

Netanyahu disse que Israel está preparado para assumir "compromissos dolorosos". "Os palestinos devem viver em um futuro Estado próprio, mas precisam estar prontos para o compromisso", disse o premier, acrescentando que os palestinos precisam garantir a segurança de Israel.

Encontro nesta sexta

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pediu ao presidente palestino, Mahmud Abbas, para que se reúnam esta sexta-feira nas Nações Unidas para discutir os esforços de paz no Oriente Médio.

"Vamos nos reunir hoje nas Nações Unidas", disse Netanhayu durante discurso à Assembleia Geral da ONU, pouco depois de Abbas apresentar o pedido de adesão de um Estado da Palestina às Nações Unidas.