Olhar integral

O psiquiatra Mario Alfredo de Marco, professor da Universidade Federal de São Paulo, é mais um profissional a defender um tratamento mais moderno e humano. Ele é autor do livro A face humana da medicina (Casa do Psicólogo), lançado recentemente. Na obra, o médico reitera a importância de tratar o paciente não só pelo aspecto físico, mas também levando em conta os fatores psicológicos e sociais que o cercam.

Medo de novidade

Um estudo publicado na versão online do jornal da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos indica que quem tem medo de novidades pode viver menos do que os mais arrojados. Os cientistas analisaram a reação de animais a novas situações. Eles descobriram que os medrosos tiveram menos tempo de vida. A explicação dos pesquisadores é que os bichos
liberaram mais hormônios prejudiciais à saúde quando defrontados
com essas situações.

 

Dica da Consultoria 4any1 para ajudar na prática de exercícios e melhorar a qualidade de vida (www.4any1.com.br)

Ritmo e força. Estes são os segredos do coração. Mas o órgão também precisa de estímulos frequentes para manter sua massa muscular. As melhores opções são os exercícios aeróbios de longa duração, como caminhada regular e com intensidade moderada. E nunca se esqueça de que é importante fazer antes um teste da capacidade do coração.

Informações sobre psoríase

Há mais um site no ar sobre psoríase, doença caracterizada pelo surgimento de lesões avermelhadas e escamação da pele. Além de obter informações sobre a enfermidade, que atinge cerca de 190 milhões de pessoas no mundo, o internauta pode manter contato com outros pacientes por meio de uma janela reservada a grupos de apoio aos doentes. O endereço é www.psoriaseonline.com.br

HPV

Qual o tratamento para HPV no homem quando não aparece verruga, mas exames apontam sua presença?
N.M.S. – por e-mail

Primeiro é preciso saber se o exame deu positivo para os tipos HPV de alto risco ou de baixo risco. Existem mais de 60 tipos desse vírus. Alguns são responsáveis pela verruga simples. Outros estão associados a um maior risco de desenvolvimento de tumores malignos. O tratamento tem como objetivo aumentar a capacidade de defesa do corpo contra o invasor. Use preservativo até que o vírus seja eliminado do corpo. Dessa maneira, você protegerá sua parceira. É fundamental que ela também faça um acompanhamento ginecológico. Existe a possibilidade de o vírus estar presente no homem e não na parceira e vice-versa, mas a chance de ele ser transmitido numa relação sexual é grande.
Paulo Egydio, urologista do Hospital das Clínicas de São Paulo

Acne

O remédio tetraciclina combate a acne?
Reinaldo Ramires, por e-mail

A tetraciclina faz parte do tratamento clássico da acne. Na verdade,
não a cura, mas pode controlá-la muito bem. Não há problemas com o uso prolongado do medicamento. No entanto, a substância é contra-indicada para mulheres grávidas. Não deve ser usada por elas porque pode causar alterações na coloração dos dentes da criança. Também não pode ser tomada em conjunto com outra substância usada contra a acne, a isotretinoína. O risco é causar dor de cabeça intensa.
Ediléa Bagatin, dermatologista da Universidade Federal
de São Paulo

Escreva para coluna Viva Bem – Revista IstoÉ. Rua William Speers, 1.088, CEP 05067-900. E-mail – cartas@istoe.com.br