O poder da ginástica oriental
Uma pesquisa australiana sugere que o tai chi chuan traz benefícios para o controle da diabete. Segundo o estudo, a terapia contribui para baixar os níveis de açúcar no sangue e também para perder peso.

Plantas contra a celulite
A esperança agora vem da catuaba e da marapuama. Trabalho da Universidade de São Paulo indica que as duas plantas melhoram a drenagem linfática e a microcirculação cutânea, dois fatores que contribuem para o aparecimento da celulite.

Corpo fechado
O Boticário formulou um produto para deixar para trás as energias negativas do ano que está acabando. O Bálsamo da Sorte é um óleo perfumado feito com sete ervas (arruda, guiné, comigo-ninguém-pode, alecrim, espada-de-são- jorge, manjericão e pimenteira). R$ 49,90.

Alergia duradoura
Se os gatos têm sete vidas, pode-se dizer o mesmo de seus alérgenos (compostos que causam alergia). Estudo da Universidade da Califórnia (EUA) mostrou que eles continuam atuando no pulmão até 22 horas depois de inalados.
 
 
Pressão no peito
Tirar a pressão da artéria aorta é importante para hipertensão severa. Segundo estudo inglês, a pressão aórtica, exercida na região próxima ao coração, também pode ser indicativa de desgaste nos vasos. Ela é medida com um aparelho e um software especiais.
 
 
Massa muscular
Qual a alimentação ideal para ganho de massa muscular?
J. N., por e-mail

Para o ganho de massa muscular é necessário ajustar as calorias da sua dieta e consumir alimentos diversificados que tragam os nutrientes apropriados, distribuídos entre seis e oito refeições diárias. Procure um nutricionista para orientar você nessa tarefa e adequar algumas de suas preferências. As calorias podem ser calculadas multiplicando seu peso por 40 a 50 calorias. Se você tem 70 kg, sua necessidade energética seria de 2,8 mil a 3,5 mil calorias. Para um aumento de peso, sugiro adicionar cerca de 500 calorias diárias. Elas podem começar com 100 calorias adicionais por semana. Essas calorias devem vir de alimentos fontes de quatro grupos de nutrientes principais: proteínas (peixe, frango ou carne magra no almoço e jantar e peito de peru, queijo magro, ovo e atum nos lanches e café da manhã); carboidratos: arroz + batata ou macarrão no almoço e jantar, pão integral, aveia e granola nos lanches e café da manhã; vegetais: salada e/ou legumes no almoço e jantar; frutas: sucos, salada de frutas, açaí na tigela nos lanches e café da manhã; leguminosas, sementes e castanhas: feijão, soja, ervilha ou grão de bico no almoço e jantar, castanha, amendoim e sementes nos lanches e café da manhã. Tempere suas saladas com azeite, use o mel para adoçar e procure consumir barras de cereais e frutas secas ao longo do dia.
Cynthia Antonaccio, nutricionista, São Paulo