Tudo indica que Athina Hèléne Onassis Roussel, 20 anos, decidiu apagar o estigma trágico associado a seu sobrenome famoso ao escolher o Brasil para viver e celebrar seu casamento com o cavaleiro Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, 32 anos. A cerimônia, estimada em R$ 2,3 milhões, reuniu, no sábado 3, 1.300 convidados na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, em São Paulo, e atraiu mais de 100 jornalistas do mundo todo. Em português, Athina fez seu juramento a um noivo em lágrimas. Ele selou a cerimônia com uma confissão apaixonada. “Você é tudo para mim.” Quem conhece Athina afirma que ela nunca esteve tão feliz.

Foi num Valentino de seda pura que ela entrou na igreja, conduzida pelo sogro, o empresário Ricardo Miranda. Seu pai, Thierry Roussel, não compareceu. Corre a notícia de que ele nunca aprovou a união da filha com um homem mais velho e divorciado. A única representante da família Roussel foi sua meio-irmã Sandrine. A ausência também pode ter origem em conflitos sobre a administração do patrimônio de Athina, calculado em US$ 3 bilhões. Mas esse pode ser apenas um dissabor na vida da menina que nasceu na França e ficou órfã aos três anos. Sua mãe, Christina, morreu de overdose de remédios. As tragédias na família começaram com a morte de seu tio Alexander em um acidente aéreo em 1973. A perda do herdeiro levou à depressão o galanteador Aristóteles Onassis, que se envolveu com mulheres como Maria Callas – durante seu casamento com Athina Mary Livanos, mãe de Alexander e Christina – e depois com Jacqueline Kennedy, com quem se casou. A avó Athina suicidou-se um ano depois da morte do filho. O milionário morreu em 1975 e deixou sua fortuna para Christina, que amargou uma traição do marido, Thierry Roussel, com a sueca Marianne Landhage, conhecida como Gabby.

Depois da morte da mãe, Athina foi morar com o pai, a madrasta e três meio-irmãos na Suíça. No Brasil, apesar de andar com dez seguranças, tenta levar uma vida normal. Vai a shoppings, supermercados, cinemas e restaurantes e, claro, pratica hipismo, sua paixão. Foi no Clube Hípico de Bruxelas, na Bélgica, em 2002, que conheceu Doda. Desde então, surgiu uma outra Athina, mais alegre e vaidosa. O casal está em lua-de-mel na Europa e em 2006 deverá realizar duros treinos na Bélgica. A amazona Athina quer representar a Grécia nas Olimpíadas de 2008.