Vestir alguém de jóias da cabeça aos pés não é mais figura de linguagem. Acabam de ser lançadas as Havaianas H. Stern. São três modelos de puro luxo, criados pela equipe de designers da joalheria. O primeiro, na cor preta, tem tiras cobertas com 1.636 peninhas de ouro enfeitadas com diamantes. O preço tem tanto glamour quanto a peça: R$ 58.500. Nos outros dois, digamos, mais simples, as tiras são de ouro e vêm nas cores branco e marrom. Custam R$ 10.800 e R$ 7.200. Só foram feitos 12 pares dessas jóias que estarão expostas em lojas H. Stern do Rio de Janeiro e de São Paulo. Quem desejar uma delas poderá encomendar diretamente na joalheria. Apesar de inusitada, a parceria da Alpargatas, que fabrica as Havaianas, com a H. Stern tem tudo para dar certo. “A proposta foi um desafio para nós. Tem a ver com nossa filosofia que é mexer com o conceito tradicional de jóia. Uma sandália dessa vira um acessório chique e, ao mesmo tempo, fashion”, diz Tipiti Simonsen Barros, gerente de produtos especiais da H. Stern.

De fato, as legítimas nunca estiveram tão na moda. Nem tão chiques. Criadas em 1962 para calçar clientes das classes mais baixas, as Havaianas sempre estiveram nos pés do público descolado. “Arquitetos, publicitários, surfistas, artistas fizeram da sandália um produto cult”, afirma Ruy Porto, diretor de Mídia e Comunicação da Alpargatas.
“Mas, de 1994 para cá, resolvemos investir na marca. Foram criados
23 novos modelos, com cores diferentes”, diz ele. Resultado: as Havaianas viraram febre. Aqui e lá fora. Tanto que os 63 artistas indicados para o Oscar deste ano receberam de presente pares de Havaianas bordadas com cristais Swarovski.

Atualmente, as Havaianas são exportadas para 56 países, entre eles Itália, França e Nova Zelândia. Elas chamam a atenção inclusive de algumas grifes famosas. Um exemplo ocorreu há poucos meses, durante o verão europeu. Uma representante da Prada da Inglaterra conheceu por acaso as Havaianas enfeitadas com pedras pelas paulistas Vera Sodré e Stella Gazola e se apaixonou. “Ela pediu que enviássemos alguns pares para lá. Fez sucesso e mandamos mais de 70. Foram comercializados a mais de R$ 500 cada um”, conta Stella.

Por aqui, outras marcas de luxo também unem seu nome às Havaianas. A butique Daslu, de São Paulo, há seis anos mantém uma bem-sucedida parceria com a Alpargatas e cria estampas diferentes a cada estação ou data especial, com o logo da loja. “Nossas clientes esperam a chegada das Havaianas. Já fizemos para o Dia dos Namorados e uma dedicada ao Fome Zero”, exemplifica a produtora Cláudia Bolzan, da Daslu. Para este verão, o lançamento são Havaianas Flash coloridas que custam R$ 78 cada e vêm com uma charmosa embalagem que pode ser usada como bolsa de praia. É. As legítimas nunca mais serão as mesmas.