Buscar alternativas para conservar a natureza é uma discussão mundial permanente, e muitas empresas brasileiras estão empenhadas em contribuir. Para valorizar essas ações, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) criou o Top de Ecologia, que todo ano premia as instituições que investem no crescimento econômico com preservação ambiental. Na edição deste ano, houve 42 inscritos. Entre os 12 selecionados, a revista ISTOÉ foi o único veículo de comunicação premiado. Em parceria com a ONG Clube da Semente do Brasil e patrocínio da Ford, a Editora Três, que edita ISTOÉ, distribuiu no ano passado mais de um milhão de sementes de jacarandá-da-bahia a seus leitores, em comemoração ao Dia da Árvore.

O objetivo da campanha foi mostrar que a preservação da natureza pode começar no quintal de casa. “Foi uma operação logística vultosa e o prêmio é uma comprovação de que atingimos nossa meta”, diz Gregorio França, diretor de operações da Editora Três. No Dia da Árvore deste ano, ISTOÉ repetiu a experiência e distribuiu sementes de mogno, uma das espécies mais ameaçadas de extinção. A ADVB premiou também empresas que desenvolveram projetos de reciclagem, como a Racional Engenharia, que transforma o entulho de suas obras em blocos de concreto para construir casas populares. Foram premiadas ainda as iniciativas de preservação do peixe-boi, uma parceria entre Ibama e Fundação Mamíferos Aquáticos, com apoio da Petrobras.

Entre os projetos de reflorestamento, o troféu foi para três iniciativas
da Rede Centrais Elétricas do Pará (Celpa), que recuperou a vegetação ao redor da represa de Uhe Curuá-Una, em Santarém. Em São
Paulo, a Concessionária do Sistema Anhanguera – Bandeirantes S/A, a AutoBAn, foi laureada pela recuperação florestal de 80 quilômetros ao longo da rodovia dos Bandeirantes. Ao todo, foram plantadas cerca de 250 mil mudas de 105 espécies nativas, entre as quais aroeira, cedro, peroba e paineira.