Orgulhosos de seus rebentos, os pais gostam de registrar cada momento do novo membro da família. Ganham importância as mais simples ocasiões e detalhes do dia-a-dia do bebê. Tanta corujisse inspirou Friends Forever Editora a criar um livro personalizado, no qual, além dos dados habituais, os pais podem ver registrados fatos e situações relevantes ocorridos no Brasil e no mundo na época do nascimento do filho. Acontecia enquanto eu nascia é uma obra exclusiva, que conta, em cerca de 50 páginas ilustradas, quais eram os ícones do cinema, da música, da literatura, do esporte, e ainda traz informações e curiosidades, como o preço do pãozinho, as profissões mais concorridas, a moeda vigente, o valor do dólar, os carros do ano e a capa dos principais jornais do local onde nasceu a criança. “Quando nasciam meus filhos – cinco, hoje adultos –, eu costumava recortar notícias importantes de jornais e revistas, mas ficava tudo amarelado. Quando nasceu o neto de um amigo, pensei que seria bacana presenteá-lo com um livro que contasse como estava o mundo quando ele chegou”, conta Abelardo Villas-Bôas, dono da editora.

A iniciativa agradou e, segundo Villas-Bôas, são produzidos em média 100 livros por mês para clientes em todo o Brasil e também no Exterior. A estratégia de vendas é o antigo boca-a-boca. Quem ganha um livro logo faz propaganda. A professora Rosângela Rodrigues, 51 anos, de Cotia (SP), por exemplo, já presenteou filhos e netos de amigos. “É um presente personalizado, só com notícias boas”, diz ela. Este ano, Rosângela teve o prazer de encomendar um livro para o próprio neto, Gustavo, nascido em abril. “O interessante é que a proposta é flexível. Você pode fazer indicações de notícias, colocar uma ou mais fotos, acrescentar poemas ou dedicatórias e escolher se quer ou não o mapa astral”, conta ela.

A editora criou um banco de dados com informações a partir de 1º janeiro de 2000. Ou seja, o livro só atende os nascidos nos últimos cinco anos. E essa é uma grande queixa de quem tem outros filhos, mais velhos. Ou netos, como é o caso da comerciante Áurea Toledo, 58 anos, de São Paulo. “Já dei esses livros para pelo menos 15 amigos, mas não posso fazer o do meu neto, Lucas, que tem dez anos. Estou na fila”, brinca ela. Ela conta com a promessa da editora de até o fim do primeiro trimestre de 2006 retroceder seus registros em pelo menos dez anos. “Os pedidos são muitos. Queremos no futuro atender também os adultos. Para eles o impacto histórico ao ver as notícias seria bem maior”, planeja Villas-Bôas. O livro tem preço mínimo de R$ 79 e pode ser adquirido pelo site www.friendsforever.com.br.