Ressecados, arrepiados, volumosos ou crespos. Não importa o adjetivo. A tarefa de transformar cabelos rebeldes em “alinhados” é uma missão quase impossível. Além de uma boa dose de paciência, é preciso ser criativo. Quem não pode ir todos os dias ao cabeleireiro recorre quase sempre aos cremes para garantir um bom visual. É o caso da estudante paulista Deborah Paula de Souza, 17 anos, que não saía de casa sem encharcar os cabelos com produtos do tipo “sem enxágue”. Para fugir dessa rotina, Débora optou por uma ação mais duradoura. Fez um relaxamento – recurso que deixa os cabelos mais soltos e assentados, sem alisar. “Agora possa usá-los soltos, sem receio de levar um susto cada vez que olho no espelho. Eu parecia um leãozinho”, diz a garota.

Deborah não está só nessa lida com a cabeleira. Ela compõe o índice de 78% dos brasileiros que consomem produtos para cabelos étnicos. Mas basta olhar as prateleiras das perfumarias para ver que os recursos se multiplicaram. É grande a variedade de cremes para hidratação e relaxamento e ainda de xampus, condicionadores e máscaras disponíveis. Um sinal de que o mercado acordou para uma demanda longamente reprimida. “A indústria brasileira criava produtos tendo a beleza européia como referência. Hoje ela se voltou para o padrão da mulher brasileira”, diz Rodrigo Goecks, gerente da Embelleze. Em quatro anos, o mercado dobrou de tamanho. “Em 2000, faturamos R$ 340 milhões”, informa João Carlos Basílio, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

As alternativas cresceram em volume e qualidade. “São produtos feitos com ingredientes naturais, como manteiga de karité, cupuaçu e extrato de algodão, que hidratam e fortalecem os cabelos”, explica Eloina Fleith, técnica da Biosève. A concorrente Niasi criou a linha Biorene Hidraforte, à base de extratos vegetais, óleo de jojoba e silicone, que revitaliza e hidrata cabelos quimicamente tratados. Com proposta semelhante, a Shizen desenvolveu a linha Traty para cabelos extremamente ressecados. Já a Farmaervas recorreu à tradicional babosa para criar a linha Bio Aloe, que vem com filtro solar. Para quem quer soltar os cachos, a Niely Cosméticos oferece a Fashion Hair.

A novidade dos importados são os lançamentos da Revlon, à base de vitamina líquida, colágeno, elastina e óleo de coco. Eles ajudam a encorpar os fios e garantem o brilho dos cabelos. A L’Oréal também acaba de lançar no Brasil a linha Osmose Série Expert, para hidratação e definição do cacheado. Com todo esse arsenal, só mantém o visual felino selvagem quem quiser.