Nem Mônaco nem Paris. Les bains de Provence, o primeiro spa da linha francesa L’Occitane acaba de ser instalado no segundo andar de uma casa agradável na região dos Jardins, em São Paulo. Não é propriamente um lugar para emagrecer, mas sim para relaxar, sentir um pouco do clima, aroma e espírito da região da Provence, onde a marca nasceu. “O spa segue a filosofia da L’Occitane, calcada na busca pela qualidade de vida e do bem-estar”, diz a gerente Valerie Reysset.

A base dos tratamentos são os 12 tipos de banhos, preparados com os produtos da marca. Entre eles, o revitalizante, feito com vitamina C e gengibre, ou o de cores, com flores do campo e óleo essencial de limão. Também há terapias corporais, como reike, shiatsu e reflexologia, e os faciais, feitos manualmente. Os preços variam entre R$ 90 e R$ 120 (banhos), R$ 50 e 90 (massagens) e R$ 90 e R$ 160 (tratamentos corporais e faciais).

Mas esse pedaço de paraíso não fica só nisso. No primeiro andar da casa estão três outras delícias: uma butique de azeite, a Oliviers & Co., uma loja com os perfumes e sabonetes L’Occitane e um restaurante com receitas do Mediterrâneo. A butique inclui 25 tipos de azeite, com sabores, cores e aromas variados, elaborados por Olivier Baussan, criador da marca. Já o restaurante se diferencia por não ter pratos, mas sim comidinhas para se degustar, como tapenades (pasta de azeitona) e ratatouilles (refogado de berinjela típico da Provence). A idéia de juntar tudo isso num só espaço partiu dos proprietários da L’Occitane no Brasil, Alberto Rebollo e Silvia Gambin. Foi deles também a iniciativa de abrir aqui o primeiro spa da marca no mundo. “O brasileiro se cuida muito, curte o corpo e gosta do conceito de spa. Por isso acreditamos no projeto”, diz Silvia. O criador da marca, Olivier Baussan, aplaudiu de pé a iniciativa e veio ao Brasil especialmente para a inauguração do espaço En Provence. “Queremos abrir outros espaços como este em outros estados”, afirma ele.

A L’Occitane foi criada por Baussan em 1970. Desde pequeno ele admirava os sabores e aromas da região. Mas foi nessa época, quando estudava letras em Aix-en-Provence, que ele se deparou com um velho alambique de destilação de perfumes abandonado. Comprou-o e instalou-o em sua própria casa, fabricando artesanalmente óleo de alecrim e lavanda. Mais tarde, conheceu em Paris um velho aposentado das fábricas de sabão de Marselha e comprou suas máquinas. Passou a produzir um sabonete quadrado, que se transformou num dos carros-chefe da marca. Hoje, a empresa está espalhada em 37 países, com mais de 240 lojas em todo o mundo.


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