i133938.jpg

MÚSICA
Moby e suas can
toras


Saído do cenário hedonista da música eletrônica, o cantor e compositor americano Moby foge do estereótipo do gênero: é vegetariano radical, não usa qualquer tipo de droga (álcool incluído) e tem um visual mais parecido com o de um hare krishna que decidiu trabalhar em um banco. Musicalmente, ele também se afastou da cena rave, como prova "Wait for Me", seu mais novo trabalho. Dominado por teclados etéreos, o disco reúne canções sobre a solidão e o mundo atual. Como sabe que a sua voz não é das mais potentes, ele abriu espaço para algumas cantoras desconhecidas de Nova York que tornam as músicas ainda melhores.

i133941.jpgi133940.jpg
LIVROS Contos de guerra

No livro "Todas as Guerras – Antologia de Contos" (Bertrand Brasil), organizado por Nelson de Oliveira, dez escritores brasileiros foram convidados a desenvolver uma ficção inspirada num conflito que tenha marcado a história da humanidade. A gaúcha Veronica Stigger (autora do livro de contos "O Trágico e Outras Comédias") baseou-se na Revolução Farroupilha para escrever "2034". Outras guerras, como as do Vietnã, do Paraguai e da Secessão serviram de inspiração, respectivamente, para Ana Paula Maia, Miguel Sanches Neto e Pedro Salgueiro.

CINEMA I
Perdidos em São Paulo

/wp-content/uploads/istoeimagens/imagens/mi_5240130864372672.jpg

O filme "Se Nada Mais Der Certo" (estreia na sexta-feira 14), de José Eduardo Belmonte, enfoca o mundo underground paulistano e seus habituais frequentadores durante os meses que antecederam à eleição presidencial no Brasil em 2006. Cauã Reymond interpreta o desempregado Leo, um jovem idealista que sustenta uma dependente química e seu filho. Ao se ver sem emprego e sem nenhum dinheiro, ele alia-se à traficante Marcin (Caroline Abras) e ao taxista Wilson (João Miguel) num golpe cujo desfecho irá transformar sua vida. Com a participação especial de Leandra Leal, o filme ganhou o prêmio de melhor longametragem de ficção no Festival do Rio 2008.

CINEMA II
Comandos em ação

/wp-content/uploads/istoeimagens/imagens/mi_5240159780332037.jpg

Mais um brinquedo do passado ganha vida nas telas dos cinemas com muito investimento e efeitos especiais. Resultado da parceria entre os estúdios Paramount e a fábrica de brinquedos Hasbro, agora é a vez de os bonecos chamados Comandos em Ação gerarem o mesmo fenômeno de bilheteria de "Transformers". No filme "G.I. Joe – A Origem de Cobra", em cartaz no Brasil, essa unidade de elite está às voltas com um traficante de armas e a misteriosa organização chamada Cobra, que quer acabar com a humanidade. No turbilhão de explosões e truques digitais, até a Torre Eiffel despenca sobre o Sena.

/wp-content/uploads/istoeimagens/imagens/mi_5240180341067960.jpg

DVD
Fernanda Takai na Estrada do Sol

A novidade do aplaudido CD "Onde Brilhem os Olhos Seus", de Fernanda Takai, não se resume a uma visita ao repertório da cantora Nara Leão, falecida em 1989.

A roupagem contemporânea dada a alguns clássicos da MPB também conta pontos no ótimo resultado. "Luz Negra", de Nelson Cavaquinho, por exemplo, ganhou um arranjo ao estilo dramático do grupo inglês Portishead.

No DVD do álbum, que leva o nome desse samba, a cantora faz o mesmo com novas gravações. Entre elas aparece "Estrada do Sol", com uma introdução de guitarra antes impensável nesse sambacanção de Tom Jobim e Dolores Duran.