i134225.jpg

ONU
Voz ativa

O Conselho Econômico e Social da ONU acaba de admitir como “entidade parceira” a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). Pela primeira vez uma ONG de um país do sul global obteve tal status. Criada há 14 anos, a ABGLT ganhou crachá e voz para defender, na maior organização do planeta, o direito das pessoas à diversidade sexual.

 

GRIPE A
Prova dos noves
A Anvisa deveria divulgar os resultados dos testes no Oseltamivir, do Instituto Farmanguinhos. Alguns infectologistas têm dúvidas se foram feitas todas as análises de bioequivalência no “genérico” do Tamiflu. Apesar de o princípio ativo ser da Roche, a fabricação das cápsulas pode alterar a dosagem, a estabilidade e outras características do produto. As provas fazem parte de protocolos de segurança mundiais.

VOO 447 (1)
DNA

Era um libanês o último passageiro identificado entre os corpos resgatados no Oceano Atlântico, após a queda do Airbus 330 da Air France, em 31 de maio. A família da vítima foi avisada pela empresa.

VOO 447 (2)
Fora do palco

A 23ª Vara Cível do Rio de Janeiro negou tutela antecipada a Antonella Pareschi. Ela queria provar “dependência econômica“ de Silvio Barbato, vítima do voo da Air France. A decisão permitiria a ela obter a indenização pela tragédia. O juiz André Arruda julgou haver “cooperação mútua” entre eles. O caso promete. Paula Barbato, de quem o músico oficialmente não se separou, pedirá na Justiça 24 meses de pensão e demais obrigações.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

i134227.jpg

SEGURANÇA PÚBLICA
Pelo ar

Um estudo da Secretaria Nacional de Segurança Pública revelou que um helicóptero é capaz de fazer o trabalho de 32 viaturas em ações policiais. A rapidez no deslocamento é a maior das virtudes. Este ano, o órgão deu cinco helicópteros para as polícias estaduais e a rodoviária federal. Com mais grana no Orçamento para 2010, pretende-se dobrar a doação.

RODOVIA
Blá-blá-blá

Na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados discute-se mudar o batismo da BR-101. A segunda maior estrada federal do País, com 4.125 km, ganhou o nome de Mário Covas no governo de FHC. A ideia é que só o trecho que corta São Paulo reverencie o ex-governador. Os demais teriam outros homenageados. Parece bobagem. E é.

i134229.jpg

SONORA
Quatro mãos

Dois ícones da música clássica iniciarão juntos as comemorações de seus 70 anos de idade. Arthur Moreira Lima e João Carlos Martins combinaram na quarta-feira 5 que o primeiro concerto festivo será no dia 26 de setembro, em São Paulo. Ao som de obras de Rachmaninoff , o público verá Martins regendo orquestra com o amigo ao piano. Depois trocarão de lugar: Moreira Lima na batuta e o maestro tocando músicas de Mozart.

i134230.jpg

MEIO AMBIENTE
Sem mugido

O Ibama e a Polícia Federal vão fazer nesta terça-feira 11, a maior operação já realizada para apreensão de gado em áreas de proteção ambiental. O plano total é retirar 60 mil cabeças criadas irregularmente em parques federais existentes no sul do Pará. Só na primeira fazenda que será alvo da investida estimase o confisco de três mil bovinos.


LITERATURA

Sem mistério

Um dos representantes da advocacia no Conselho Nacional de Justiça, entre 2007 e 2009, Técio Lins e Silva escreveu um livro sobre as grandes causas em que atuou.

“Do Outro Lado da Tribuna” será lançado no mês que vem , com 750 páginas. “Conheci o monstro por dentro”, diz, brincando.

ADVOGADOS
Entre eles

Tarso Genro está ressentido com sua entidade de classe. A causa foi a OAB o interpelar no STF, sobre declarações dadas ao jornal “Folha de S. Paulo”, quando sugeriu que o vazamento de conversas de uma operação policial envolvendo a família Sarney poderia ter sido feita por advogados. Para Tarso, a ordem judicializou algo que seria esclarecido com um simples telefonema.

FINANÇAS
Coladinho

O TCU vai abrir no mês que vem uma unidade especial no Rio. A 9ª Secretaria terá auditores especializados para olhar com lupa o BNDES, a Casa da Moeda, a Eletrobrás, Furnas e a Petrobras, entre outras estatais com sede na cidade. Vigiar de longe é mais difícil.


MÍDIA
De fora

Tem crescido o número de autorizações judiciais para que veículos da mídia entrevistem bandidos trancafiados em presídios da União. O fato incomoda o chefe do Departamento Penitenciário Federal, Airton Michels. Não pelo depoimento do condenado em si, mas ele reclama muito que as liberações são dadas na maioria das vezes sem a mínima consulta ao órgão.

i134232.jpg

JUSTIÇA
Sem castigo

Chegou ao fim o processo que pedia o arresto de todos os bens dos ex-administradores da Aerus. O juiz Luiz Roberto Ayoub, da 1ª Vara Empresarial do Rio, extinguiu a ação “por ausência de justa causa”. O MP Estadual não conseguiu produzir provas para incriminar os acusados. O fundo de pensão da Varig produziu um rombo de R$ 2,3 bilhões.

POLÍTICA
Pensando grande

Protógenes Queiroz descartou esta semana o PDT do leque de opções para seu ingresso na política. Não gostou que dirigentes dessem como certo seu ingresso no partido. “Afirmo apenas que concorrerei por legenda da base de sustentação do governo.” O nome da “noiva” será conhecido no dia 2 de setembro. O delegado informou ter em mãos pesquisa que lhe atribui potencial de uns 500 mil votos. Animado, chutou a modéstia: “Virei um partido.”

/wp-content/uploads/istoeimagens/imagens/mi_5239761105431676.jpg

RESÍDUOS
Lixo tóxico

Depois do lixo inglês, o Ministério do Meio Ambiente soube de novo despejo de lixo estrangeiro no Porto de Santos. São 20 contêineres cheios de resíduo de cádmio e de chumbo vindos dos EUA. O material chegou disfarçado de defensivo agrícola. Carlos Minc falou do problema com Stephen Chu, secretário americano de Energia, na quinta-feira 6. Detalhe: o ministro só soube agora, mas a carga está aqui desde 2004.

/wp-content/uploads/istoeimagens/imagens/mi_5239778288727620.jpg


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias