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Ela já perdeu a conta de quantas vezes alterou a cor de seus cabelos. Morena, ruiva ou loira, Madonna exerce tanto fascínio que seu visual é constantemente copiado por mulheres em todo o planeta. Dessa vez não poderia ser diferente. De raiz escura e madeixas loiras, ela está à frente da grande tendência mundial em coloração: o mix de cores e tons. O estilo é elogiado por especialistas. O badalado cabeleireiro francês John Nollet, responsável pelas campanhas da grife Louis Vuitton, aprova o visual disseminado pela cantora e vai além: "Raízes mais escuras

são a melhor maneira de manter a coloração natural e funciona também em ruivas e morenas", diz ele. O colorista Juha Antero, do salão MG Hair Design, de São Paulo, aposta no tom sobre tom. "Loiras devem se manter loiras e investir em mechas de tons próximos.

O mesmo deve ser feito pelas morenas", explica. A tendência reflete a personalidade da mulher contemporânea. Multifacetada, ela não se contenta mais com uma cor só.

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Se hoje as mulheres trafegam com tanta naturalidade pelo mundo das tinturas para cabelos, é porque elas desfrutam do trabalho pioneiro do químico francês Eugène Schueller. Foi ele quem, há exatos 100 anos, fundou a Sociedade Francesa de Tinturas Inofensivas, a atual L’Oréal. E quem, pela primeira vez, passou a produzir tinta para cabelos industrialmente. Segundo historiadores, mulheres pintam os cabelos desde os egípcios. Porém, até Schueller, a tintura era caseira e eram recorrentes os relatos de sérios danos aos cabelos e até mesmo à saúde de mulheres. "As tintas evoluíram e estão mais fáceis de aplicar, duram mais tempo nos cabelos e quase não danificam os fios", diz Olivier Blayac, diretor de desenvolvimento de produtos para o grande público da L’Oréal no Brasil. O aprimoramento contribuiu para a democratização da coloração.

"No passado, as mulheres pintavam o cabelo para esconder os fios brancos. Hoje, elas começam a colorir na adolescência, por estilo", diz.

No início, só existia a L’Oréal e suas nove cores. Hoje, são dezenas de fabricantes e centenas de tonalidades. Afinal, a demanda é grande.i133978.jpg

Um estudo da Avon revela que oito em cada dez mulheres colorem os cabelos. Outra pesquisa mostra que as brasileiras são campeãs no consumo desse tipo de produto no mundo – elas representam 14% do mercado de tinturas. Do século passado para cá, a tinta para cabelo fez história. Mudou o visual e deu personalidade a mulheres comuns e a estrelas de cinema, como a atriz americana Marilyn Monroe, que nasceu morena e ganhou notoriedade graças às madeixas loiras descoloridas artificialmente.