i133962.jpg

Um belo dia você recebe a notícia de que será promovido na empresa onde trabalha. Fica feliz, satisfeito por ter seu trabalho reconhecido. O que você não imagina é que as boas novas poderão trazer mais ônus do que bônus. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Warwick, na Inglaterra, revelou que a promoção pode não ser algo tão positivo do ponto de vista da saúde. De acordo com o estudo, funcionários que subiram um degrau na carreira manifestam uma piora no estado mental da ordem de10%. Eles ficam mais irritados, perdem parte da capacidade de concentração e podem ter sinais de depressão.

O resultado surpreendeu os pesquisadores. Eles acreditavam que fossem aferir uma sensível melhora no humor dos recém- promovidos. Em princípio, as pessoas nessa situação seriam beneficiadas pela injeção de ânimo e teriam mais dinheiro para cuidar da saúde. Mas o que encontraram foi o contrário. Muitos profissionais apresentaram sintomas como dificuldade para dormir por períodos maiores do que era esperado e passaram a se cuidar menos do que antes. Segundo o estudo, as visitas a médicos caíram 20% entre funcionários promovidos nos dois anos seguintes.

i133963.jpg

Diante das conclusões da pesquisa – feita com base em entrevistas com mil empregados que assumiram novos cargos nos últimos cinco anos -, o pesquisador Andrew Oswald, coautor do estudo, adverte: "As pessoas promovidas devem estar preparadas para um esforço emocional bem maior do que imaginam", disse à ISTOÉ. Não é à toa que, como afirma a pesquisa da Isma-BR, entidade internacional de gerenciamento de stress, 8% abdicam de suas promoções pelo receio de perder qualidade de vida.

O fenômeno teria explicações no atual cenário competitivo e desgastante do trabalho. "Quando a pessoa é promovida, o nível de exigência sobre ela aumenta muito", explica Antônio Flávio Pacini, diretor da S&E Consulting, empresa de consultoria na área de recursos humanos. Além de provar para a empresa que é a pessoa certa, o empregado tem de mostrar aos colegas a sua competência para o cargo. A agente de turismo Ana Paula Louzada, 33 anos, passou por situação semelhante quando foi promovida apenas um mês depois de ter sido contratada em uma companhia. "Colegas nunca me falaram nada diretamente, mas sabia que havia comentários sobre minha promoção na empresa", lembra. Sua sorte foi contar com o apoio da nova equipe. "Fui respeitada e tive sucesso", conta.

i133964.jpg

Ninguém tem dúvida de que ser promovido é algo positivo na carreira. O que a pesquisa sinaliza é que a ascensão, em alguns casos, deve ser acompanhada por um suporte psicológico para se enfrentar os novos desafios. "É fundamental avaliar o impacto que a mudança pode ter na carreira e vida pessoal e traçar estratégias para lidar com esse momento", orienta a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR.