O churrasco brasileiro regado a cerveja holandesa começou na sexta-feira 2, na bela Cidade do Cabo, na África do Sul, e não tem hora para acabar. Os donos da festa, os times dos barcos Brasil 1 e os holandeses ABN AMRO 1 e 2, tinham o que festejar. Depois de velejarem por 6.400 milhas náuticas (11,85 mil km) de Vigo à cidade africana, desde 12 de novembro, ABN 1, ABN 2 e Brasil 1 conquistaram nesta ordem as três posições do pódio na primeira perna oceânica (off shore) da mais importante prova da vela mundial. O barco brasileiro é vice-líder geral, com 10,5 pontos, um atrás do holandês 1 e um à frente do 2. Se mantiver a quarta posição, o sueco Ericsson somará o mesmo número de pontos que o Brasil 1.

O Brasil cruzou a linha de chegada às 2h58 da sexta-feira 2 (22h58 de quinta-feira pelo horário de Brasília), após 19 dias, 15 horas e 58 minutos de velejada. É o único barco a subir no pódio em todas as disputas até agora. A atuação brasileira foi inteligente e destemida, mas o vento soprou forte e ficou difícil acompanhar os dois ABN, criados pelo argentino de origem armênia Juan Kouyoumdjian, menino rebelde da engenharia náutica atual. Largos, estáveis, equipados com uma vela versátil com 400 m2 e resistência ao vento intermediária entre a do balão e a das genoas, são os monocascos mais rápidos do mundo em vento forte.

Nesta perna cheia de ventanias, o ABN 1 bateu quatro vezes seguidas, uma a cada seis horas, o recorde de singradura, a navegação em 24 horas, antes em poder do espanhol Movistar – que, por sinal, a exemplo do americano Piratas do Caribe, abandonou esta etapa no início, com problemas. Na última delas, o holandês cravou espantosas 546 milhas náuticas (1.011 km), pulverizando as 502 dos espanhóis. O ABN 2 superou a marca espanhola uma vez e o Brasil 1 bateu o seu próprio recorde: 484 milhas náuticas (871,2 km). A próxima regata in shore será no dia 26 e a largada para a segunda perna, até Melbourne, na Austrália, em 2 de janeiro. As duas terão o barco americano e o espanhol. Que o Rio de Janeiro os aguarde em março de 2006.