30/07/2024 - 18:09
Quando falamos de medalhas Olímpicas não fazemos ideia de quanta gente está por trás delas! O atleta sempre fica em evidência por motivos óbvios, mas cada vez mais a distância entre a glória e a decepção é decidida nos detalhes. No episódio 155 do Podsport, Diogo Hubner bate um papo com João Boccato, analista de desempenho do Esporte Clube Pinheiros e da seleção brasileira Olímpica de natação às vésperas do seu embarque para sua segunda participação olímpica
A ciência, os estudos, as avaliações e as métricas já fazem parte do mundo esportivo há bastante tempo, e com o avanço da tecnologia ficam cada vez mais em evidência!
“Esta é minha 2ª participação olímpica, a 1ª foi como voluntário no Rio em 2016. Fiquei alocado na Arena do Basquete e tive a oportunidade de ver as estrelas do basquete norte americano de perto”, conta João. O profissional ainda conta que foi a sua participação nos jogos do Rio como voluntário que estimulou sua vontade de participar dos jogos de uma outra maneira: “Com certeza o Rio me fez querer estar novamente naquele ambiente. Queria participar novamente dos jogos”.
João contou como funciona seu trabalho de análise e como ajuda os atletas a melhorarem o seu rendimento: “Durante as fases de treinamento temos um trabalho intenso de análise tática e também técnica, sempre em conjunto com os treinadores e os próprios atletas. Durante a competição não interferimos muito. Filmamos as provas da manhã e tentamos fazer pequenos ajustes para as provas da noite, por exemplo, mas principalmente na parte tática”.
“Jota” como é conhecido no mundo esportivo já está em Paris com toda a delegação nacional. As competições da Natação acontecem entre 27 de Julho e 4 de Agosto!
Boa sorte João e toda seleção Brasileira!
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.