Uma onda de diversão invade os mares brasileiros. Às vésperas do Natal e do Réveillon, com as passagens aéreas nas alturas e os hotéis lotados, os oito mil quilômetros da costa tornam-se estaleiro para verdadeiros resorts flutuantes. Entre os mais de 100 cruzeiros marítimos programados para este ano, as maiores estrelas são os temáticos. Gastando a partir de US$ 90 por dia é possível passar três dias num transatlântico ao lado do trio KLB, percorrer o trajeto Santos–Búzios–Santos malhando com personal trainers e discutir a escalação da Seleção Brasileira para a Copa num cruzeiro com ex-jogadores como Bellini, Clodoaldo e Zetti.

A idéia de dividir o convés com o KLB, uma banda jovem que vendeu 2,3 milhões de discos em menos de dois anos de carreira, está fazendo as adolescentes congestionarem as linhas da Costa Cruzeiros. A expectativa de frequentar a mesma piscina que Kiko, Leandro e Bruno, vê-los em traje de gala no jantar e assistir a um show acústico no teatro da embarcação, fez do cruzeiro, que sai dia 18, um sucesso. “Elas disputam cabines ao lado da dos meninos e quase não há mais vagas”, diz o pai e empresário do trio, Franco Scornavacca.

Mas a boa receptividade dos cruzeiros temáticos não se restringe aos adolescentes. Programações especiais como o Natal das Flores ou o Réveillon com vista para a queima de fogos na Praia de Copacabana já estão com 80% da lotação esgotada. Minicruzeiros de três dias, saindo de Santos ou do Rio e indo até Santa Catarina, são os preferidos de jovens casais sem disponibilidade de tempo. Famílias em férias optam por roteiros mais longos, como uma semana pelo litoral nordestino ou o já famoso Prata all’italiana, com cançonetas folclóricas e festival gastronômico comandado pelo chef Giancarlo Bolla. Para os mais sofisticados, as opções vão de leilões de objetos de arte a degustação de vinhos.

Segundo a Embratur, após o atentado ao World Trade Center, aumentou de 45 para 50 milhões a estimativa do número de brasileiros fazendo turismo doméstico este ano. Com isso, empresas como a Costa Cruzeiros projetam um aumento de 100% nas vendas. A Royal Caribbean, proprietária do navio Splendour of the seas, ampliou de 18 para 27 os seus roteiros e já não tem vagas até o Natal. “Independentemente do tema, os navios atraem pelo conforto”, analisa Ricardo Amaral, autor do livro Cruzeiros marítimos. “São seis refeições por dia, estrutura de hotel de luxo, mais a oportunidade de acordar a cada dia em uma nova cidade.”