O invento é uma tentação para os preguiçosos e uma heresia para os que defendem o saudável hábito da caminhada. Ginger é uma patinete inteligente que anda para a frente, dá marcha a ré, freia, percorre até 27 quilômetros por hora, enquanto seu motorista desliza placidamente sem fazer nenhum esforço. É como se ela adivinhasse aonde o passageiro quer ir. Por trás da mágica, trabalha um conjunto de giroscópios, instrumentos constituídos de uma massa metálica que gira em torno de um eixo a alta velocidade. Eles são utilizados para apontar a posição de aviões e navios. Na patinete, funcionam como uma balança de efeito assombroso. Como o pião que tomba para os lados e volta a se equilibrar em torno de seu eixo, os giroscópios também tombam a cada imperceptível inclinação do corpo e alteração de seu peso, indicando a velocidade e a direção que a patinete deve tomar. Firme o calcanhar, e a engenhoca vai para trás. Pressione o dedão, e ela vai para a frente.

Ginger, cujo nome oficial é Transportador Humano Segway, foi apresentada no programa Good morning America, da rede ABC, na segunda-feira 3. Mas causa frenesi na mídia desde janeiro. Sua criação foi cercada de mistério pelo milionário inventor Dean Kamen. Executivos que tiveram o privilégio de espiar o protótipo logo espalharam que Kamen havia gerado algo tão revolucionário quanto o PC ou a internet. Uma editora chegou a adiantar US$ 250 mil para a publicação de um livro sobre a invenção secreta – batizada de "a coisa". As especulações pipocaram: seria um casulo de teletransporte, uma mochila-helicóptero, um aerodeslizador? A patinete motorizada deixou muitos cientistas decepcionados, mas tem tudo para dar lucro a seu criador. Com o objetivo de reduzir o tempo de deslocamento de seus empregados, o correio americano, a Prefeitura de Atlanta e o Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos deverão testar o equipamento. Kamen planeja erguer uma fábrica em Manchester, na Inglaterra, para colocar cerca de 40 mil Gingers no mercado em 2002, ao preço de US$ 3 mil.

Aos 49 anos, ele ficou rico elaborando inventos como a primeira bomba de insulina portátil e a cadeira de rodas que sobe escadas. Hoje, tem mais de 100 patentes registradas em seu nome. Ginger não sobe escadas, pesa 36 quilos e foi projetada para calçadas, onde o tráfego motorizado costuma ser proibido. Se pegar, ela vai exigir um replanejamento do espaço urbano. "Ginger não polui o ar e anda 24 quilômetros com uma carga de bateria de seis horas. Aposto minha reputação e meu dinheiro que em dez anos ela será um meio de transporte comum nas ruas", diz Kamen.