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Eles venceram. De brilhantes mentes escondidas atrás de um computador, os nerds viraram ícone fashion. Num mundo dominado pela tecnologia, em que a informação é o diferencial, os óculos de aro grosso subiram nas passarelas e ganharam as ruas. A onda, também chamada “geek chic”, começou com o último desfile da estilista britânica Luella Bartley, em 2008, e foi engrossada no Brasil por grifes como Triton, Sandpiper e Homem de Barro, que apresentaram looks em seus desfiles de inverno no São Paulo Fashion Week e no Fashion Rio neste ano.

O estilo nerd não é usado exclusivamente por quem se considera um – aliás, a graça dessa moda é justamente cruzar as fronteiras da tribo. “Os estilistas e os analistas de subcultura chamam essa tendência de moda geek”, diz Philipe Gil, gerente de produto jovem da rede de moda feminina Marisa. Geek é o comportamento que define os ultraligados em tecnologia. “Essa moda estar nas ruas faz todo sentido, por causa da influência enorme da internet e dos criadores de objetos de desejo, como o Steve Jobs, fundador da Apple.” Outra característica da moda nerd é resgatar acessórios e peças de alfaiataria de brechós (ou do fundo do baú) e combiná-los com peças mais atuais. “O mais legal foi essa busca nos acervos de família, como aqueles relógios digitais antigos”, lembra Gil. Alerta: é preciso usar com moderação. Afinal, o objetivo não é parecer um personagem de “A Vingança dos Nerds”, filme de 1984 com figurinos caricatos.i132565.jpg

O programador Marco Gomes, 23 anos, está longe dessa imagem do antissocial de roupas descombinadas. Mas ele transformou os óculos de aro grosso numa marca registrada. “Para escolher, levei um palm top que tirava fotos e capturei 300 modelos diferentes no shopping, para escolher com calma em casa”, conta. Mais nerd, impossível. Para completar o visual, camisetas, tênis All Star e, quando a ocasião pede, um blazer, que dá o toque de alfaiataria. “Hoje as pessoas gostam de óculos mais grossos. O herói mudou. Até os anos 90, era um cara forte, que batia em todo mundo. O dos anos 2000, é o Neo, do filme “Matrix”, um programador. O novo herói é meio nerd”, acredita Gomes.

A versão feminina está bem representada em rede nacional por Tônia, da novela “Caminho das Índias”, interpretada pela atriz Marjorie Estiano. Óculos, cabelo com franja, vestidinhos românticos, com um ar retrô, fazem parte do guarda-roupa da personagem. “Para as meninas, vale usar saias com cintura mais alta e vestidos acinturados, marcados no corpo, com comprimento mais longo”, diz Renata Grimberg, estilista da Q-Vizu, marca com autodeclarado DNA nerd. Outras peças que podem turbinar a tendência são igualmente nostálgicas: calças com pregas, blusões esportivos de helanca, gravatas, jaquetas college com nome e números, coletes de tricô, tecidos com listras ou xadrez. “O bacana é misturar e ter tato, para não parecer uma fantasia”, diz Thais Protti, estilista da Doc Dog, marca que aderiu à tendência. Ou seja: também aqui vale o prudente use com moderação.