Comportamento

Pés coloridos

Sapatos, botas e tênis carregados de bom humor e estilo conquistam cada vez mais espaço nas prateleiras

Pés coloridos

TENDÊNCIA Criações do sapateiro parisiense bamba do momento: à venda na Daslu (DIVULGAÇÃO)

pescoloridos1_62.jpg

TENDÊNCIA Criações do sapateiro parisiense bamba do momento: à venda na Daslu

Um tênis de cano alto, com desenhos geométricos e cores vivas – criação recente do festejado designer de sapatos parisiense Pierre Hardy – dividiu as atenções de quem passou pela Semana de Moda de Nova York. Assim como as coleções de algumas das mais desejadas grifes do mundo brilhavam na passarela no corpo de modelos que esbanjavam atitude, os snickers reinavam nos pés dos convidados – especialmente editores e consultores de moda, fashionistas e compradores do mundo todo.

O sucesso do tênis de Pierre, cujos modelos estão à venda na Daslu, é o microcosmo do fenômeno que envolve os sapatos coloridos e estampados no mundo. A tendência de misturar cores, estampas e tecidos começou a ser desenhada no início da década, mas vem se popularizando e conquistando cada vez mais espaço nas prateleiras das lojas. “A virada do milênio fez os estilistas revisarem conceitos de modelagem, materiais, texturas e estampas. O hibridismo é uma das grandes tendências da década”, diz a consultora de moda Emanuela Araújo. Ela compara esse movimento à fusion cuisine na gastronomia, que combina elementos de culinárias tradicionais.

pescoloridos2_62.jpg

MODERNOS Bota Dr. Martens (à esq.) é a preferida dos modernos. All Star abusa da sobreposição de tecidos

Exemplo disso são os sapatos ingleses Dr. Martens. Antes objeto de desejo da subcultura e de grupos alternativos – como punks, grunges, britpops e góticos –, eles ganharam uma loja no bairro de Covent Garden, em Londres, e têm conquistado cada vez mais adeptos entre os modernos. O grande sucesso do momento são as botas estampadas – entre os motivos preferidos estão flores e pássaros. Elas são difíceis de encontrar no Brasil – poucas lojas têm o costume de importar. No entanto, é possível adquirir boa parte da coleção da DM’s – como são carinhosamente chamadas – pelo site www.drmartens.com.

A nova coleção do Converse All Star também foge do basicão. Tem modelos de tênis de cano alto e baixo cheios de bom humor e atitude. A americana Vans também: já há algumas coleções aposta nas cores vivas, na exclusividade de estampas e em designs diferenciados. Os coloridos vêm para ficar e a boa notícia é que não é preciso ter medo de errar. Segundo Emanuela, vale compor tanto com roupas mais básicas e de cores como o cinza e o preto quanto com peças estampadas. “Quem quiser misturar tudo e criar um caos estético também pode. São os anos 00.”

 

Veja também

+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel