Não existe cidade na América Latina que tenha uma concentração tão grande de marcas de luxo como São Paulo. Estão instaladas na metrópole paulistana marcas conceituadas e caras como Versace, Armani, Diesel, Kenzo, duas joalherias Tiffany, outras duas Louis Vuitton – sendo que uma delas é a Global Store, com dois andares e custo de US$ 1 milhão –, entre muitas outras. Mas, a partir de segunda-feira 10, São Paulo se tornará também a única cidade do mundo a ter quatro butiques da grife de canetas Montblanc, com a inauguração de uma unidade no Shopping Pátio Higienópolis. A Montblanc é uma empresa alemã, fundada em 1906 por um banqueiro, um engenheiro e um comerciante que tinham a intenção de produzir a “melhor caneta do mundo”. Juntos, criaram verdadeiras jóias, canetas muitas vezes com pedras preciosas encravadas e banhadas a ouro e prata, que têm enorme durabilidade e costumam passar de pai para filho. Os preços, é claro, são estratosféricos. Para ter uma legítima Montblanc é necessário desembolsar no mínimo R$ 2 mil, o modelo mais simples. Mas elas podem chegar a R$ 20 mil, ou até mais, caso seja edição limitada.

Freddy Rabbat, diretor executivo da empresa no Brasil, explica por que São Paulo merece ter quatro butiques da marca. “A cidade tem um potencial de crescimento de vendas no mercado de luxo muito grande. Brincamos que São Paulo, em termos de poder aquisitivo, concentra
uma Bélgica inteira”, afirma. Quando as canetas Montblanc começaram a ser produzidas, no início do século passado, elas eram comercializadas apenas dentro de joalherias. Foi só em 1992 que a primeira loja própria
foi aberta, em Hong Kong. A metrópole paulista foi a primeira das Américas – antes mesmo dos Estados Unidos – a receber o investimento, em 1995. A butique foi inaugurada em um dos pontos mais valorizados da capital, na esquina das ruas Oscar Freire e Haddock Lobo, no bairro dos Jardins. Outras duas estão instaladas nos Shoppings Morumbi e Ibirapuera. E Freddy insinua que esse número pode crescer ainda mais “Não temos nada acertado, mas devem vir outras por aí”, conta. No Brasil, há mais três lojas Montblanc: no Rio de Janeiro, em Campinas (SP) e em Curitiba (PR).

A empresa não divulga números de seu faturamento, mas estima-se que o País tenha pelo menos 400 mil usuários de canetas Montblanc. “Somos líderes absolutos de mercado, com 80% de participação mundial”, afirma Freddy. O segredo do sucesso? “Ao contrário de outras marcas, que popularizaram seu produto, preferimos nos sofisticar ainda mais. Nosso cliente gosta disso”, garante. Há dez anos, a grife decidiu diversificar a linha de produção. Passou a vender também jóias, relógios, óculos e acessórios em couro. Sempre seguindo a mesma fórmula: produtos lindíssimos, de extremo bom gosto e custo nas alturas.