Fidel Castro manteve uma longa conversa com Cristovam Buarque na cerimônia de posse do ministro da Educação. Tempo mais do que suficiente para lembrar que em Cuba, símbolo mundial do analfabetismo zero, alfabetização começa pelo ensino do som das letras.
Ergógiro Dantas
Rio de Janeiro – RJ

Geração 68

O sonho de uma Nação mais justa, igual e soberana de José Genoíno e José Dirceu, em 1968, era baseado nos princípios da revolução cubana e da revolução comunista de 1917 na URSS. O modelo “perfeito”, para eles, era o marxista-leninista. Seus heróis eram Marx, Lenin, Stálin, Mao, Che, Fidel e outros “modelos” de democratas. Espero que os sonhos e a vontade de justiça, igualdade e soberania para o nosso Brasil continuem. Porém, que esse sonho dos novos governantes, a geração de 68, sejam baseados num modelo bem diferente do que produziu mais assassinatos que os nazistas na Segunda Guerra Mundial e suprimiu completamente a liberdade de consciência. Que a geração de 68 prove que mudou: com atitudes, e não com discursos! “A geração de 68 chegou lá” (ISTOÉ 1736).
Luiz Tadeu S. Queiroz
São José dos Campos – SP

Biógrafia

Gostei muito da entrevista com a biógrafa do presidente Denise Paraná. Certamente, Lula será motivo de várias teses nas mais variadas universidades, não só no Brasil, como em todo o mundo. Sendo inteligente, ele não vai deixar por menos, irá ocupar espaço na história universal. Na nacional, há muito já conquistou. “Como Lula chegou lá” (ISTOÉ 1736).
Felipe Rebelo de Lima
Maceió – AL

Impeachment

Lamento que ISTOÉ tenha resumido o caso de possível impeachment do prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães, a uma simples nota no Fax Brasília. A parte da cidade onde os turistas frequentam é sim muito bela, segura, e, por incrível que pareça, é limpa. Mas quem vive aqui sabe que Juraci Magalhães está conseguindo o que poucos conseguem: acabar com nossa cidade. Enquanto isso, os parentes ganham dinheiro. O nosso dinheiro! “Impeachment em Fortaleza” (ISTOÉ 1736).
Pedro Paulo F. Mota
Fortaleza – CE

Perdoar faz bem

O perdão é uma foma de expressar amor e por isso deveria ser incentivado, mesmo que viesse a causar algum mal. Para que esperar resultados? Perdoe já. “Perdoar é humano” (ISTOÉ 1736).
Bruno Tillmann Camara Ribeiro
Rio de Janeiro – RJ

Sinceramente, não acredito na prática do perdão se o mesmo não vier acompanhado do amor. O perdão só é sincero se for por amor e este amor vem de Deus, que já perdoou àqueles que crêem naquele a quem Ele enviou, em Cristo Jesus.
Tito Lívio Meyberg
Angra dos Reis – RJ

Clones

Claude Vorilhon, ou Räel, fundador do Movimento Raeliano, afirma que já conviveu com ETs e participou de uma reunião intergaláctica com clones dos profetas Issa (Jesus Cristo), Muhammad (Maomé) e Mussa (Moisés). Ele está por trás também do anúncio do primeiro bebê clonado da história. Acho que a suposta experiência, bem como as alegações do francês, não passam de delírio pós “over dose”. Resta saber qual foi a pesadíssima droga usada pelo mancebo. “Competição com deus” (ISTOÉ 1736).
Fernando Al-Egypto
Rio de Janeiro – RJ