A Justiça do Rio de Janeiro condenou o cantor Belo a
seis anos de prisão. Ele foi acusado de associação com
o tráfico de drogas e a sentença foi divulgada na terça-feira 7. A Justiça se baseou em fitas gravadas nas quais Belo conversa com o traficante Vado. Ele pede dinheiro
a Belo para comprar “tecido fino” (cocaína) e promete
lhe dar em troca um “tênis AR” (fuzil AR-15). Ocorre, porém, que nem a droga nem a arma foram encontradas e apresentadas como provas. Somente a fita. “Se uma pessoa fala
num telefonema que vai comprar uma arma, viajar à Venezuela para matar o presidente de lá e volta sem ter feito nada, isso é crime?
Claro que não. Com o Belo é a mesma coisa. Se ele disse que iria emprestar dinheiro como a Justiça alega, cadê a prova? Falar no telefone não é crime”, disse Ary Bergher, um dos advogados do cantor.

Internada

a cantora Marisa Gata Mansa, 69 anos, no CTI
do Hospital Miguel Couto, vítima de acidente
vascular cerebral. Ela está em coma.
No Rio de Janeiro, na quarta-feira 8.

Morreram

• morreram o diretor de fotografia americano Conrad Hall. Ele ganhou duas vezes o Oscar pelos filmes Butch Cassidy (1969) e Beleza americana (1999). Na Califórnia, aos 76 anos, de câncer. No sábado 4.

• A atriz americana Mary Brian, que atuou em 82 filmes, a maioria deles mudos. Ela foi uma das atrizes mais famosas das décadas de 20 e 30. Na Califórnia, aos 96 anos, de causas não reveladas. Na segunda-feira 6.

Acidentou-se

o surfista brasileiro Carlos Burle enquanto treinava para um campeonato de ondas gigantes. Ele fraturou a pélvis e ficará afastado das competições por 60 dias. No Havaí. No domingo 5.

Jovens matam índio que dormia na rua

“Era somente para acordá-lo.” Foi assim que três jovens do município gaúcho de Miraguaí justificaram a sua estupidez e barbárie com o índio caingangue Leopoldo Crespo, 77 anos. Na segunda-feira 6, enquanto dormia numa rua de Miraguaí, Crespo foi agredido e assassinado a pontapés pelos três jovens (na foto, o seu velório). Dois deles são Roberto Moraski e Almiro Roberges de Souza, ambos com 19 anos.
Foram presos e indiciados por homicídio culposo (sem intenção
de matar). O outro agressor, um menor de idade, também
foi internado numa instituição para jovens infratores.

• Foi encontrado na quinta-feira 9 o corpo do índio macuxi
Aldo da Silva Matos, desaparecido desde 2 de janeiro na cidade
de Lage, em Roraima. Ele estava enterrado numa cova a
1,5 mil metros da sede da fazenda Retiro, onde havia ido buscar
um bezerro de sua propriedade. A comunidade indígena acusa
dois empregados da fazenda de terem assassinado Matos.

Efeito colateral

Um duplo atentado suicida matou 24 pessoas e feriu outras 100 no domingo 5 em Israel. Dois homens-bomba detonaram os seus explosivos em um bairro pobre de Tel Aviv. Paradoxalmente, os atentados que aconteceram num delicado momento para o primeiro-ministro, Ariel Sharon, podem acabar favorecendo o seu governo que enfrenta denúncias de corrupção. Antes dos ataques, as pesquisas mostravam que o governo perderia dez cadeiras no Parlamento. Agora voltou a crescer o apoio popular à sua polícia bélica

Acidente no metrô de Belo Horizonte

Mais de 70 pessoas ficaram feridas no choque de dois trens do metrô de Belo Horizonte na manhã da quinta-feira 9. As composições colidiram de frente na plataforma de embarque e desembarque da estação 1º de Maio. Um dos trens estava parado e o outro se aproximou a 40 quilômetros por hora.

Carlos Alberto Parreira

foi anunciado na quarta-feira 8 pela CBF como o novo técnico da Seleção Brasileira de futebol. Zagallo será o coordenador técnico