Chega de manchas
A marca francesa Galénic acaba de lançar uma linha para combater manchas escuras. As fórmulas dos produtos contêm propriedades extraídas da planta pilosela. Segundo o fabricante, os cremes removem as células com excesso de melanina, responsável pela presença de pigmentos na epiderme. Dessa forma, ajudam a clarear a pele e prevenir o aparecimento de marcas escuras. Mais informações pelo SAC: (11) 2443-3054.

O stress da meia-noite
Ataques noturnos à geladeira podem estar relacionados à vida estressante. É o que dizem pesquisadores da Universidade de Tromso, na Noruega. Eles mediram em mulheres os níveis de diversos hormônios, entre eles o cortisol, relacionado ao stress. Quem tinha compulsão de comer à noite apresentava maior presença dessa substância no sangue.

Teste contra dependência
A Universidade Federal de São Paulo realizará um estudo para avaliar a eficácia da substância naltrexona no combate à dependência leve de álcool. Presente em alguns analgésicos, ela diminui o prazer de beber. Podem participar da pesquisa homens e mulheres entre 18 e 60 anos que não usem drogas contra dependência de álcool e não tenham doenças graves no fígado. Interessados devem ligar para (11) 5575-1708.

O mapa do mau humor
Cientistas americanos começam a entender por que certas pessoas vivem mal-humoradas. Eles mapearam o cérebro de 89 voluntários e notaram hiperatividade no córtex pré-frontal ventromedial (localizado cerca de cinco centímetros atrás do olho direito) nos mais irritados. É uma pista para melhorar o estado de espírito dessas pessoas.

Arme-se contra a gripe
Já está no mercado a Vaxigrip, vacina contra gripe feita pelo laboratório Aventis Pasteur. Ela é elaborada com três famílias do vírus Influenza
que devem atacar este ano. Por serem mutantes, a Organização
Mundial de Saúde (OMS) define duas vezes por ano as cepas a
serem usadas. A OMS recomenda a vacinação no outono para
prevenção da doença no inverno.

HPV no homem
Tive HPV, que se manifestou na forma de verrugas na região do pênis. Elas foram retiradas com bisturi elétrico. Ainda posso ter HPV? Há risco de minha namorada ser infectada?
S.C.B., Fortaleza (CE)

A principal forma de transmissão do papiloma vírus humano (HPV) é a sexual (o vírus também pode ser contraído pelo contato com superfícies contaminadas, como objetos e roupas, por exemplo). Apesar da retirada das verrugas, ainda pode haver áreas contaminadas pelo agente. Mas existem pomadas de uso local que impedem o crescimento do HPV devido ao seu poder de destruição das células que contêm o microorganismo. Para evitar que sua namorada seja contaminada, faça sempre sexo seguro, usando preservativos e com o máximo de higiene possível.
Nadir Oyakawa, ginecologista do
Hospital Pérola Byington, de São Paulo

Depressão
Tenho 12 anos. Sinto vontade de ter uma doença, como câncer. Penso que tudo dará errado antes de acontecer. Às vezes tenho vontade de chorar. Tenho depressão?
H.J., Belo Horizonte (MG)

O quadro descrito pode configurar uma depressão. A doença, um dos distúrbios mentais mais comuns atualmente, também acomete crianças. Por isso, o melhor a fazer é procurar um especialista no assunto. Minha recomendação é a de que você passe por uma consulta com um psiquiatra infantil para verificar o que está acontecendo.
Rubens Pitliuk, psiquiatra de São Paulo