000_Mvd1627205.jpg

 

Depois de fazer críticas veementes e duras no fim de março, afirmando que o Brasil está atrás da África do Sul na organização da Copa do Mundo, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, amenizou as reclamações e mostrou uma postura muito mais tranquila com relação ao Mundial de 2014, em entrevista realizada nesta quarta-feira (27) , na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

O dirigente ressaltou que ainda há muito a se fazer, mas afirmou que está confiante. "Vamos ser realistas, ainda há muito trabalho a se fazer. Mas estamos confiantes e acreditando no Brasil. A presidente Dilma Rousseff e o ministro dos Esportes (Orlando Silva Jr.) estão confiantes e é baseado nessa confiança que acreditamos nisso", disse.

"O Brasil é um país que mais cresceu economicamente…Nos primeiros passos do futebol internacional, sempre disseram que os maiores atletas jogavam no brasil. Agora não estão mais no Brasil, por conta da situação financeira da Europa. Mas tenho certeza que esta será uma grande Copa, técnica e taticamente falando. Esperamos grandes emoções".

Questionado por qual motivo mudou de discurso com relação as críticas feitas em março, Blatter afirmou que uma reunião realizada ontem entre o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, e o Comitê Organizador Local (COL) aumentou a confiança de uma evolução nas obras. "O trabalho da Fifa é o de cobrar e chamar a atenção para que a Copa do Mundo saia direito. Mas sempre mostramos confiança e acreditamos que o Mundial será um sucesso", disse Blatter. "A reunião de ontem [terça] mostrou que temos uma relação forte com o COL", completou Valcke.

Datas

A Fifa confirmou as datas da abertura e da final da Copa do Mundo de 2014. O secretário geral da entidade, Jérome Valcke, afirmou que o Mundial terá início em 12 de junho. Já a final ocorre em 13 de julho. Em outubro, a Fifa irá confirmar os locais dos dois jogos.

Valcke ainda afirmou que a Copa das Confederações, que também ocorre no Brasil em 2013, será realizada entre 15 e 30 de junho de 2013. Oito seleções participam do torneio: além da Seleção Brasileira, Japão, Uruguai, México e Espanha já estão confirmados na competição.

Valcke também comentou a respeito da possibilidade de o estádio corintiano, cujas obras foram iniciadas recentemente em São Paulo, abrir o Mundial. "Tivemos uma reunião ontem [terça] com o COL (Comitê Organizador Local) para tratar dessas questões. A confiança é que São Paulo terá um estádio, mas tudo que se fala sobre abertura no Mundial não é verdade. A decisão será em outubro", afirmou o dirigente. "Não estamos falando de abertura, que ainda não foi decidido e acontecerá em outubro. O número de sedes da Copa das Confederações e quais serão também só será definido em outubro", acrescentou Valcke. 

Clubes europeus haviam solicitado à Fifa que a Copa do Mundo tivesse seu início antecipado, o que facilitaria a realização das pré-temporadas. Com a confirmação da abertura para 12 de junho, a entidade também negou atender o desejo das equipes.