O macarrão nasceu há mais de dois mil anos na China, mas foi na Itália que ganhou notoriedade. Hoje, é preparado no mundo inteiro e adaptou-se à gastronomia de cada país onde é consumido. Para popularizar o prato ainda mais, os principais fabricantes de massa do planeta organizaram o Congresso Mundial da Pasta, que teve a primeira edição realizada em 1995 em Roma, na Itália. Na ocasião, o dia 25 de outubro foi escolhido como o Dia Internacional do Macarrão. A data passou a ser divulgada no Brasil pela Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), que pretende, com isso, aumentar o consumo anual de pasta por aqui de 5,7 kg para 8 kg per capita. Há seis anos, a Abima promove o Macarrão Gourmet Fashion. O evento, que este ano foi realizado na quarta-feira 22 no restaurante O Leopolldo, em São Paulo, contou com a presença de 12 renomados chefs de cozinha – entre eles Sérgio Arno e Giancarlo Bolla –, que prepararam diversas receitas com macarrão.

O restaurante italiano Luigi, que fica no bairro do Itaim, em São Paulo, também decidiu homenagear o macarrão, mas de maneira inusitada. Durante dez dias (de 22 de outubro a 2 de novembro), os clientes poderão colocar a mão na massa e produzir a sua própria pasta: uma máquina profissional foi instalada bem no meio do estabelecimento. Luiz Antonio Adinolfi, um dos sócios do restaurante, conta que a novidade foi aprovada. “Algumas pessoas não têm idéia de como se produz a massa fresca, acham que é complicado. Aqui elas podem fazer desde espaguete até penne e tagliarini”, conta. A pasta preparada no Luigi é a tradicional, de grão duro – para um perfeito macarrão al dente –, e o cliente não suja as mãos: é só jogar farinha e ovos que a máquina faz o resto. Depois, ainda é possível levar para casa, de presente, uma porção de 300 gramas, suficiente para duas pessoas. “É uma ótima oportunidade para conhecer o segredo da cozinha italiana”, afirma Adinolfi.

Pasta de grão duro

Ingredientes: um quilo de farinha de grão duro, quatro ovos

Mode de usar: Juntar os ingredientes e sovar até ficar uma massa homogênea. Não é necessário deixar descansar. Passar pela máquina caseira de macarrão no formato preferido.