Música
Desafino

BOECHAT-01-IE-2175.jpg

O Conselho Nacional de Migração está negando vistos de trabalho aos músicos estrangeiros contratados para substituir os demitidos pela Orquestra Sinfônica Brasileira. Uma das pessoas barradas foi o spalla holandês Bart Vandenbogaerde, da Filarmônica de Roterdã. O governo estaria dificultando a emissão do documento na expectativa de que a orquestra recontrate os 33 artistas punidos, após se rebelarem contra avaliações de desempenho ordenadas pelo diretor Roberto Minczuk.

 

Bahia
Viva a Revolução!

O governador da Bahia, Jaques Wagner, e a família ACM estão prestes a se entender sobre a mudança no nome do aeroporto internacional de Salvador. Os carlistas já aceitam a retirada da referência “Luiz Eduardo Magalhães” do terminal com a volta do tradicional “Dois de Julho”. Em troca, o Executivo ergueria monumento em local público, homenageando o deputado falecido em abril de 1998.

Naval
A caminho

O Estaleiro Atlântico Sul, do Recife, nega enfrentar dificuldades para obter a certificação técnica do primeiro dos 22 petroleiros que lhe foram encomendados pela estatal Fronape. Sem o alvará, o navio não pode entrar em operação. A classificadora Country Manager diz que o processo está em andamento satisfatório.

Cinema
Sinal dos tempos

Vejam como o cinema brasileiro vive de fato tempos de ebulição. O cineasta Anibal Massaini, 65 anos, um dos proprietários do Canal Brasil será pai – pela primeira vez. Da união de um ano e meio com a decoradora gaúcha Aline de Oliveira, de 30 anos, nascerá Debora.

Poder
Chegou a hora?

BOECHAT-02-IE-2175.jpg

Desde que assumiu a Presidência da República, Dilma Rousseff já nomeou uma dúzia de pessoas para integrar o Judiciário. Nenhuma mulher. Mas a história pode mudar. Chegou ao Planalto uma lista com três nomes para ministro-substituto do TSE. Entre os indicados está o da advogada Luciana Lossio, de Brasília, especialista em direito eleitoral.

 

Empresas
Disputa aérea

Depois da compra da Webjet pela Gol, executivos do mercado de aviação apostam que a TAM não demorará a dar o troco, abocanhando uma empresa aérea regional de médio porte. As sondagens, dizem, já estariam em campo.

Governo
Com luvas

BOECHAT-03-IE-2175.jpg

Foi reforçada a vigilância em torno de Michel Temer, depois que o vice-presidente sofreu uma tentativa de assalto dia 1º, em São Paulo. Na sexta-feira 15, na Associação Comercial do Rio de Janeiro, onde o político foi homenageado, o garçom que o servia teve que usar roupas diferentes dos demais, a pedido da segurança do Planalto, evitando assim a aproximação de estranhos.

 

Meio ambiente 1
Paraíso na selva

BOECHAT_04_IE-2175.jpg

Está pronto o primeiro relatório anual do monitoramento da fauna silvestre da área onde é construída a Usina Hidrelétrica Jirau, em Rondônia. O trabalho iniciado em fevereiro de 2010 envolve uma equipe de 120 técnicos, a maioria ligada à USP. Uma diversidade jamais registrada na Amazônia consta no dossiê da empresa Arcadis Tetraplan, que acabou de ser entregue ao Consórcio Energia Sustentável do Brasil.

 

Meio Ambiente 2
Arca de Noé

BOECHAT_05_IE-2175.jpg

Segundo o relatório, no rio Madeira e entorno foram anotadas 628 espécies de aves, 96 de anfíbios, 101 de répteis terrestres e 158 de mamíferos terrestres, aquáticos, semiaquáticos e voadores. Mais de quatro mil voadores foram anilhados, inclusive morcegos. A pesquisa de amostragem na fase de pré-enchimento do reservatório irá até outubro de 2012. Depois que as turbinas entrarem em operação, as avaliações vão continuar, espera-se que além dos três anos previstos em contrato.

 

Justiça
Perto de acabar

Periga o critério usado pelo STJ para encaminhar ao Planalto nomes de juízes candidatos à vaga na corte, quando há duas cadeiras na disputa. A prática de formar uma lista tríplice e outra com apenas um nome – a ser completada depois com os excluídos na primeira rodada – deve ser derrubada pelo STF. Segundo dois ministros do Supremo ouvidos pela coluna, além de inconstitucional, o critério reduz a possibilidade de escolha da Presidência da República.

Internacional
Força maior

Ministério da Fazenda da OEA, a Secretaria de Desenvolvimento Integral ficará vaga nos próximos dias, com o retorno ao Brasil do embaixador Maurício Costa, que a chefiava. O diplomata sai por motivo familiar – e não por crítica da entidade à obra da Hidrelétrica de Belo Monte. Aqui, cuidará do Centro e História e Documentação do Itamaraty, no Rio de Janeiro, onde há 45 anos começou na carreira.

Anvisa 1
Golpe no fígado

A Sociedade Brasileira de Hepatologia questiona o governo pelo fato de a Anvisa liberar cada vez mais fitoterápicos para uso na rede do SUS, sem comprovação de eficácia e segurança – existe evidências de hepatoxidade na literatura mundial. A SBH teme que a generosidade da Anvisa resulte em grave lesão hepática em usuários do SUS.

Anvisa 2
Para que conselho?
O imbróglio sobre os fitoterápicos trouxe à tona outra questão: a Anvisa muitas vezes não segue a proposta de suas câmaras técnicas. A de medicamentos, por exemplo, recomendou veto aos inibidores de apetite anfetamínicos e da sibutramina em outubro de 2010, apoiada por entidades científicas. Mas a Anvisa continua a pensar, pensar, pensar, parecendo temer contrariar grandes interesses.

Medicina
Sem dobras

BOECHAT_06_IE-2175.jpg

A 5ª Vara Empresarial da Justiça do Rio decidirá na semana que vem algo que interessa muito a ex-obesos, ou seja, se os planos de saúde têm que pagar a retirada do excesso de pele comum em quem passou por cirurgia bariátrica. A Defensoria Pública do RJ pensa que sim e acionou no tribunal a Bradesco Saúde, Cassis (Banco do Brasil), Unimed, Assim, Amil e Pame. Para cada pedido negado pede multa
de R$ 40 mil. A decisão pode virar paradigma na Justiça brasileira.