"A McCann hoje tem a liderança em termos de tamanho na América Latina. Mas há um problema. Nossa agência não é líder em inovação. E o líder de mercado e tamanho tem responsabilidade de ser líder também em inovação, em ser moderno.” Com esse discurso franco, o italiano Luca Lindner assumiu, na terça-feira 8, a presidência do conselho da McCann no Brasil. Para completar a mudança, ele trouxe para a direção da empresa dois novos executivos. O americano Julio Castellanos (19 anos passados no Brasil e nenhum sotaque) assumiu a presidência executiva e a brasileira Adriana Cury assumiu a diretoria de criação. É a concretização da modernização que começou quando Lindner assumiu recentemente a diretoria regional do grupo McCann para a América Latina e o Caribe. Ele sucede o lendário Jens Olesen, que agora se aposenta.

O desafio dos três novos diretores é manter a trajetória ascendente da empresa, que tem faturamento de R$ 850 milhões. Neste ano, a expectativa é que haja um crescimento de 35% dos lucros da agência. “Quero tornar a McCann ainda mais agressiva, utilizando toda a estrutura que temos”, prometeu Adriana, uma das mais respeitadas publicitárias brasileiras. Nem mesmo a crise que atingiu a indústria de publicidade assusta Castellanos. Pelo contrário. “Não fazemos campanha política e nunca tivemos nenhum envolvimento com as contas investigadas. Por isso, vemos a situação de hoje como uma oportunidade para atrair novos clientes”, diz.