As altas temperaturas do verão convidam a refeições fáceis de ser digeridas. Mas nem por isso o cardápio da estação precisa se resumir a saladas e grelhados. É possível colocar uma pitada de sofisticação à mesa apostando nas sopas frias. Comuns na Europa, elas começam a conquistar o paladar brasileiro. Muitos restaurantes lançaram a opção e garantem que a clientela está satisfeita com o menu. O Napoleone, de São Paulo, por exemplo, prepara uma média de 20 pratos por dia.

Além de refrescantes, as sopas frias também são boas opções para o verão por outras razões. Geralmente, elas acabam sendo bastante nutritivas. “Esses pratos costumam ser feitos com frutas, verduras e legumes, alimentos importantes para o bom funcionamento do organismo”, diz Anita Sachs, nutricionista de São Paulo. Esses ingredientes são ricos em vitaminas e sais minerais, substâncias que ajudam a prevenir doenças como o câncer e atuam contra o envelhecimento do organismo. Por isso, essas sopas podem ser uma ótima escolha, principalmente para quem não gosta de saladas e frutas. É uma forma de obter os mesmos benefícios para a saúde, mas com um pouco mais de sabor.

Variedade – Os chefs dos restaurantes estão caprichando nas combinações, aproveitando a variedade de ingredientes disponíveis no Brasil. Os resultados são deliciosamente surpreendentes, tanto para o paladar quanto para a saúde. No Carême Bistrô, do Rio de Janeiro, por exemplo, há uma opção feita de melancia, queijo de cabra e hortelã (leia receitas ao lado). A refeição combina as vitaminas e o poder de hidratação da melancia, as proteínas e o cálcio do queijo de cabra e a capacidade antiinflamatória da hortelã. O gaspacho oferecido pelo restaurante Glass, de São Paulo, leva tomate e pepino. O primeiro ingrediente é rico em licopeno, substância que ajuda na prevenção de vários tipos de câncer. O pepino possui vitaminas do complexo B, que fornecem energia para o organismo. No Felix Bistrot, também em São Paulo, uma das opções é a sopa de goiaba com sorvete de creme. “Essa fruta tem vitamina A, que deixa a pele viçosa, e ferro, mineral importante contra o cansaço”, explica Mirtes Stancanelli, nutricionista de São Paulo.

As sopas são de fácil digestão. Quem experimentar não ficará
nem um pouco indisposto. Para a estudante Lilian Kotowicz de Oliveira, 27 anos, o sabor da sopa fria é irresistível. Ela costuma consumir esses pratos pelo menos três vezes por semana. “Consigo me alimentar bem e ao mesmo tempo continuo com disposição para enfrentar o dia”, diz.

SOPA DE MORANGO COM CREME DE AMÊNDOAS

Rende 4 porções Calorias por porção: uma média de 850
Ingredientes:
1 litro de leite
130 g de farinha de amêndoas
(encontrada em supermercados)
370 g de açúcar
400 ml de creme de leite fresco
1 folha de gelatina sem sabor
800 g de morangos
Modo de FAZER:
Coloque o leite em uma panela com 170 g de açúcar e a farinha de amêndoas. Deixe ferver. Retire do fogo, espere esfriar e coe com um pano. Bata o creme fresco. Umedeça a gelatina na água fria. Esquente um pouco do leite de amêndoas e derreta a gelatina nele. Depois, adicione o creme de leite batido. Coloque no refrigerador.

Limpe os morangos (deixe alguns de lado para a decoração) e cozinhe alguns minutos com o resto do açúcar. Ponha para esfriar. Coloque essa compota no prato com a ajuda de duas colheres umedecidas em água quente. Retire o creme do refrigerador e coloque sobre a compota. Enfeite com algumas framboesas e morangos frescos.

SOPA DE MELANCIA COM QUEIJO DE CABRA E HORTELÃ

Rende 4 porções Calorias: cada porção tem 132 calorias
INGREDIENTES :
800 g melancia (polpa sem sementes)
1 /2 folha de gelatina sem sabor
sal a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto
quatro temperos a gosto
1 pitada de cominho em pó
80 g queijo de cabra
12 folhas de hortelã
MODO DE FAZER:
Retire os caroços da melancia, corte em pedaços e bata no liquidificador.

Amoleça a gelatina num pouco de água. Esquente bem uns 100ml da melancia batida e dissolva a gelatina. Misture com o restante da fruta batida. Tempere com sal, pimenta, cominho e os quatro temperos. Deixe na geladeira até o momento de servir. Corte o queijo de cabra em cubinhos e a hortelã em tiras bem fininhas. Coloque a sopa de melancia bem gelada no prato fundo. Espalhe os cubinhos de queijo de cabra e a hortelã.