A madeira e a lei
Já era hora. Enquanto investiga denúncias de corrupção contra 18 de seus funcionários que teriam facilitado o desmatamento no sul da Bahia, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) declarou guerra ao mogno extraído ilegalmente de reservas indígenas na Amazônia (foto). Desde outubro passado, a exploração do mogno está proibida no País. Os 56 mil metros cúbicos de madeira nobre apreendida foram avaliados em US$ 84 milhões e a área devastada com a derrubada das árvores equivale a 23.529 campos de futebol. Um terço das toras estaria pronto para embarcar para os EUA, Inglaterra e Japão, mas o grosso teria como destino os consumidores da região Sudeste, que consome 60% do mogno extraído ilegalmente de terras brasileiras.

 

Chá de camomila
Contar ovelhas não ajuda a pegar no sono. Para aplacar a insônia, o melhor remédio é fechar os olhos e concentrar-se numa bela paisagem ou pensar nas férias. Cientistas de Oxford, na Inglaterra, comprovaram que algumas imagens são mais eficientes do que outras para afastar as preocupações e relaxar a mente. A experiência feita com 50 insones mostrou que aqueles que imaginavam cenas bucólicas adormeceram 20 minutos antes que os que preferiram contar carneiros.

 

Pé na tábua

Pesquisadores britânicos da Universidade de Cambridge rastrearam as pegadas de dinossauros carnívoros com sete metros de comprimento que viveram há 163 milhões de anos e descobriram que eles marchavam quase à mesma velocidade da caminhada humana, cerca de 6 km/h. Na hora de correr atrás da presa, o bicho pegava fogo e batia os 30 km/h (foto). Verdadeira máquina de duas patas.

Clone, a missão

A americana Advanced Cell Technology não desiste. Depois de produzir os primeiros clones de embriões humanos, na semana passada a empresa anunciou ter implantado numa vaca os rins bovinos que produziu em tubo de ensaio. A experiência abre caminho para o transplante de órgãos criados em laboratório.

Felinos em série

Não custa nada dar uma mãozinha à cegonha. Veterinários brasileiros e americanos concluíram na sede da Associação Mata Ciliar, em Jundiaí (SP), a inseminação artificial de uma jaguatirica (foto) e de um gato-do-mato-pequeno. Se tudo der certo, os primeiros felinos in vitro do País, que estão ameaçados de extinção e são de difícil reprodução em cativeiro, devem nascer em pouco mais de dois meses. A inseminação permitirá o intercâmbio de embriões congelados entre zoológicos dos dois países, aumentando a variedade genética das espécies.

Passo a passo

Um neurologista da Universidade do Arizona aplicou choques elétricos na coluna vertebral de dois tetraplégicos, que deixaram a cadeira de rodas e andaram 15 metros em três minutos. Depois de meses com os eletrodos implantados na parte inferior das costas, os pacientes fizeram o mesmo percurso em um terço do tempo. Segundo o chefe do estudo, Richard Herman, a técnica publicada na revista científica Spinal Cord de fevereiro pode ajudar cerca de 35% dos pacientes com paralisia parcial a andar pequenas distâncias sozinhos.