A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira 11 emenda constitucional que permite a participação de até 30% de capital estrangeiro nas empresas de comunicação. A votação foi aprovada por ampla maioria – 406 votos a favor, com apenas 23 contrários e duas abstenções. O acordo que permitiu que o projeto fosse aprovado foi costurado pelo relator Henrique Alves (PMDB-RN), pelo líder do PT, Walter Pinheiro (BA), e por representantes dos demais partidos. Foram acrescentados ao projeto original artigos que garantem aos sócios brasileiros o controle do conteúdo divulgado por revistas, jornais e tevês, a inclusão no mesmo regime de todas as novas mídias eletrônicas e prioridade para contratação de brasileiros nas produções nacionais. A tramitação do projeto no Senado deverá acontecer em 2002.

………………………………………………………………………………

Quatro patrimônios mundiais do Brasil

As ilhas atlânticas Fernando de Noronha (foto) e Atol das Rocas e a Chapada dos Veadeiros e das Emas, no cerrado brasileiro, são agora patrimônios naturais da humanidade. A Unesco concedeu o título na sexta-feira 14, em Helsinque, na Finlândia.

 

………………………………………………………………………………

Kofi Annan e ONU recebem o Nobel da Paz

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan (foto), e o sul-coreano Han Seung-soo, presidente da Assembléia Geral da mesma entidade, receberam na segunda-feira 10 em Oslo, na Noruega, o Prêmio Nobel da Paz de 2001. O prêmio de US$ 950 mil foi dividido entre Annan e a ONU por seus esforços pela paz e segurança no mundo.

 

 

………………………………………………………………………………

ISTOé

O presidente da Sabesp, Ariovaldo Carmagnani (à dir.), visitou ISTOÉ, onde foi recebido pelo editor e diretor responsável da Editora Três, Domingo Alzugaray