Brasil

Fax Brasília

A nova casa dos artistas

A nova casa dos artistas
O PFL volta a alimentar o sonho de que o animador Silvio Santos troque os programas de auditório por programas políticos. Esta semana, o deputado Marcondes Gadelha (PFL-PB) desembarca em São Paulo para se reunir com o empresário. Missão: lançar o nome de Silvio Santos para disputar o governo do Estado. Gadelha, para quem não se lembra, foi o vice do empresário na chapa impugnada pelo TSE nas eleições presidenciais de 1989 e é interlocutor político do empresário. Para enterrar qualquer dúvida quanto à regularidade política do animador, o deputado revirou os arquivos do diretório do partido e recuperou a ficha 348, registrada na seção 316 da 258ª zona eleitoral de São Paulo, provando que Silvio Santos está filiado ao PFL desde 1992. Na época, quando foi barrado pelo Tribunal Superior Eleitoral, Silvio Santos estava filiado a uma microlegenda de aluguel, o PMB (Partido Municipalista Brasileiro), que descumpriu exigências da lei eleitoral e ceifou suas pretensões eleitorais. “Nas últimas conversas que tive com o Silvio, no final do ano, ele já estava admitindo. Nenhum adversário gosta de uma candidatura do Silvio. Ele é um Boeing pronto para decolar”, resume Gadelha.

Tudo arrumadinho
Está tudo combinado para a sucessão na maior entidade empresarial do País, a CNI. O atual presidente, Fernando Bezerra (PTB-RN), sai em abril para disputar o governo do Rio Grande do Norte. Assume em seu lugar o deputado Carlos Eduardo Moreira Ferreira (PFL-SP), que não tentará a reeleição e vai presidir a poderosa confederação durante a campanha presidencial. O novo presidente, que será eleito em julho, só toma posse após as eleições de outubro: o deputado-banqueiro, Armando Monteiro (PMDB-PE).

Cartas marcadas?

Os membros do Ministério Público de São Paulo estão agitados. No dia 20 de março, o governador Geraldo Alckmin vai escolher entre três nomes o novo procurador-geral do Estado. Na lista tríplice estão os procuradores Antonio Guimarães Marrey, José Juarez Estalti Mustafá e René Pereira de Carvalho. O procurador-geral é o chefe de promotores e procuradores. E parte deles está indignada com as afirmativas de Marrey de que será nomeado de qualquer maneira. O constrangimento cresce na medida em que aumentam os boatos de que a eleição é um jogo de cartas marcadas.

Bola Murcha
O deputado Eurico Miranda (PPB-RJ), que expulsou da tribuna de honra de São Januário o ex-artilheiro do Vasco, Roberto Dinamite, corre o risco de levar um cartão vermelho no Congresso. O corregedor da Câmara, deputado Barbosa Neto (PMDB-GO), vai propor a cassação do mandato do deputado carioca assim que a Câmara for reaberta em 15 de fevereiro. A cassação foi pedida pela CPI do futebol que apontou várias irregularidades praticadas pelo deputado no exercício do mandato. “A situação dele não é mole”, diz Barbosa Neto.

“Basta levar o ministro Pedro Malan
em uma penitenciária’’

Do ex-ministro da Justiça Renan Calheiros, dando a solução para a liberação de recursos para a segurança pública

Educação natalina
O ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, que deverá disputar uma vaga de senador ou deputado pelo PSDB
de São Paulo nas próximas eleições, reservou um gentil presente de despedida para dezenas de municípios paulistas. Nos últimos dias de 2001, liberou R$ 13 milhões para as prefeituras comprarem ônibus escolares.

Rápidas

O senador Sérgio Machado, candidato do PMDB ao governo do Ceará, está sendo rifado: o prefeito Juraci Magalhães e o deputado Eunício Oliveira, do PMDB, já aderiram ao tucano Tasso.

O procurador Miguel Guskow terá de responder a um segundo inquérito policial. Dessa vez, a Polícia Federal investiga o possível envolvimento do procurador com lavagem de dinheiro.

A prefeita de Natal, Wilma Maia (PSB), ameaçou disputar o governo contra a família Alves e recuou. Os argumentos estão no Detran e na Secretaria de Ação Social do Rio Grande do Norte.

Veja também

+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel