Desarmamento
“Made in Brazil”

BOECHAT-01-IE-2173.jpg

Os números até aqui da Campanha do Desarmamento 2011 parecem derrubar a tese de que o problema das armas no Brasil passa por nossas fronteiras. Dos oito mil artefatos devolvidos de 6 de maio até agora, cerca de 80% são de fabricação nacional. O revólver calibre 38 lidera o ranking. O dado, diga-se de passagem, não surpreendeu muitas autoridades da área de
Segurança Pública.

 

Corte Mundial
Dada a largada

Responsável pela decisão de mandar prender o ditador líbio Muammar Kadafi, o Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda, terá eleições em novembro, para escolha de novos juízes. O Brasil até aqui não inscreveu ninguém. E nossa única representante na Corte é a professora da USP, Sylvia Steiner, cujo mandato, iniciado em março de 2003, não pode ser renovado. Além dela, o continente latino-americano (que pode apresentar até quatro nomes) só tem mais uma pessoa no TPI: a juíza Odio Benito, da Costa Rica.

Varejo
Mãos dadas

Com filiais em diversas cidades brasileiras e baseadas em São Paulo, duas redes de farmácia estão prestes a anunciar a fusão de suas operações. Hoje, cada uma faturando perto de R$ 1 bilhão por ano, elas estão entre as cinco maiores do país.

Relações Exteriores
Defensor do Itamaraty

Movimentada representação do Brasil em região de fronteira, o consulado de Rivera (Uruguai) terá um novo titular. Até aqui, rotina do Itamaraty. Mas o curioso é quem vai ocupá-lo: Victor Gobatto, ex-goleiro do Atlético Mineiro e do Internacional, que trocou os campos de futebol para seguir na carreira diplomática.

Política
Bem delicado

BOECHAT-02-IE-2173.jpg

Alguns especialistas que acompanham o caso do senador Itamar Franco, internado desde 21 de maio no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em conversas informais, falam em tom diferente do que se lê nos boletins médicos. Sem poder receber um transplante de medula, em razão da idade, a saúde do ex-presidente se agrava dia a dia, na luta contra o câncer.

 

Crime cibernético
Será?

Uma das hipóteses na investigação aberta para tentar identificar a origem do ataque de hackers aos sites do governo federal passa pela Europa. As invasões teriam partido da Itália, onde ainda é grande o inconformismo diante da decisão do Planalto de manter o ex-terrorista Cesare Battisti no Brasil.

MPB
Farra na vizinhança

BOECHAT-03-IE-2173.jpg

Depois de lançar um CD voltado para a Europa (“Cru”) e outro para os EUA (com a banda Almaz), Seu Jorge mira o Brasil, querendo virar cantor mais popular que erudito. “Músicas Para Churrasco Vol. 1”, que a Universal coloca no mercado dia 22 de julho, terá canções curiosas como “Amiga da Minha Mulher”, sobre o cara que leva cantadas diretas da amiga gostosa da esposa. O single “A Doida” chega antes às rádios: na sexta-feira 1º.

 

Saúde
Linha de frente

BOECHAT-04-IE-2173.jpg

Para evitar o lançamento de “intenções”, Dilma Rousseff só anunciará medidas contra o crack depois que os ministros da Saúde (Alexandre Padilha), da Justiça (José Eduardo Cardozo) e do Desenvolvimento Social (Tereza Campelo) ouvirem as sugestões de governadores e prefeitos de cidades assoladas pela droga. As reuniões terão que ser em Brasília. A presidente quer deflagrar as ações ainda em julho.

 

Nuclear
Sem pressa

BOECHAT-05-IE-2173.jpg

Uma boa medida da importância dada pelo governo à questão nuclear é a seguinte: em 28 de março, o ministro Aloízio Mercadante demitiu o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Odair Gonçalves. Só três semanas depois nomeou o sucessor, Angelo Padilha. Que ainda não tomou posse. Nem marcou data para fazê-lo. Aliás, mesmo exonerado, Gonçalves continua ocupando seu gabinete na sede da estatal, com direito a secretárias, carro oficial e mordomias. Nossa Fukushima é aqui.

 

Caso Bruno
Drama real

O canal a cabo HBO está de olho na história do goleiro Bruno. Uma produtora e um cinegrafista da emissora passaram os últimos dias colados no advogado Cláudio Dalledone, que defende o ex-atleta do Flamengo, costurando parte do roteiro do que poderá vir a ser um especial para a tevê.

Ciências
De partida

Responsável por supervisionar no Brasil estudos científicos com o uso de bichos, o Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal está trocando de mãos.
Será dirigido pelo professor do Instituto de Biofísica da UFRJ, Marcelo Morales.
Seu primeiro titular, Renato Cordeiro, da Academia Nacional de Ciências, se afastou para uma temporada no Exterior.

Minas e energia
Interesse vizinho

Uma missão do governo do Congo esteve há pouco no campo da Petrobras em Urucu, na Amazônia. Queria conhecer a cadeia produtiva do petróleo na floresta. A maior base de exploração lá tem similaridade geológica e climática com a área brasileira.
A Petrobras atua em sete países africanos. A visita cheia de salamaleques pode fazer crescer esse número.

Governo
Base empregada

Quem ler as edições do “Diário Oficial da União” durante os próximos dez dias, a partir da segunda-feira 4, saberá em primeira mão de um bom número de nomeações para cargos e postos federais. A caneta do Planalto transbordará generosidade em favor dos aliados.

Futebol
Cartão amarelo

Um ministro contou à coluna que Dilma Rousseff leu com grande interesse, há um mês, pesquisa sobre o que pensam os brasileiros a respeito da realização da Copa de 2014 no Brasil. A maioria se declarou bem favorável ao evento. O ministro matutou: “E se o resultado fosse o oposto?”. Segundo ele, o Mundial está sendo uma dor de cabeça tão grande, com seus gastos descomunais e obras irrealizáveis que a presidente, muito provavelmente, adoraria livrar-se desse abacaxi.

RJ
Quem sabe…

BOECHAT-06-IE-2173.jpg

Está há cinco anos na mesa do governador do Rio, Sérgio Cabral uma permuta já aprovada que permite a realização de um projeto de ampliação do estaleiro Mac Laren, na Baia de Guanabara. Para tanto, é preciso que um terreno ocupado por uma escola da PM seja liberada. Nesses cinco anos, o empresário Eike Batista tentou mais de uma vez comprar a empresa.