Musa cibernética
Foram prorrogadas até dia 15 as inscrições para o concurso do site The Girl, que elegerá as musas do verão 2002. Garotas a partir dos 13 anos disputam um lugar ao sol na passarela e o direito a um ensaio fotográfico sensual. Para escolher a beldade do ano, basta navegar no endereço www.terra.com.br/thegirl/verao. Em 2001, cinco milhões de votos elegeram 20 finalistas entre mais de 8.500 candidatas. A linda Juliana Menz (foto) foi a preferida dos internautas. O concurso vai dar pano para mangas, já que as vencedoras só serão conhecidas em março.

Tudo Azul
Demorou, mas terminaram os dias de prejuízo da maior livraria online do mundo. Pela primeira vez desde sua criação, em 1997, a Amazon Books fechou o ano com lucro. O ganho de US$ 5 milhões foi tido como modesto pelos analistas financeiros. Escolhido o homem do ano pela revista Time em 1999, o presidente da empresa, Jeff Bezos (foto), prometeu seu primeiro ano azul para 2001. Desde então, Bezos é o garoto-propaganda do fracasso das companhias pontocom. Com o novo fôlego da Amazon, cresce a esperança de um ano menos tumultuado para a turma da web.

Grande família

O Brasil ganhou mais dinossauros. O paleontólogo Rodrigo Santucci, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), examinou 130 fósseis de titanossauros guardados em museus e universidades nacionais. Ao comparar os ossos em programas de computador, descobriu que pelo menos quatro pertenciam a novas espécies. O achado aumenta para seis o número de dinossauros brasileiros. Os animais viveram entre 80 e 65 milhões de anos atrás, eram herbívoros e pesavam até 15 toneladas.

Barato do poder

Experiência da Universidade de Wake Forest, nos EUA, revelou que o status social está relacionado ao consumo de drogas. Vinte macacos foram enjaulados durante três meses, tempo suficiente para que o macho mais agressivo assumisse a liderança do bando. Ofereceram-se então doses fartas de cocaína aos animais. Os líderes recusaram, mas os subordinados caíram em tentação. Exames de tomografia feitos nos chefes mostraram alterações na porção do cérebro relacionada à sensação de prazer. Conclusão: o poder é tão inebriante que dispensa estímulos químicos.

Gelo seco

Um estudo conduzido por cientistas britânicos por duas décadas aponta mudanças dramáticas na paisagem da Antártica. O motivo é o aumento de 1 oC na temperatura, o que aquece os lagos gelados. O fenômeno provoca escassez de nutrientes e de algas, que servem de alimento a outros seres marinhos. A situação deve piorar porque a região é uma das mais afetadas pelo aquecimento do planeta. Nos últimos 50 anos, o termômetro subiu 2,5 oC. 

Cheiro de marido

Um banho de água fria nos românticos: as mulheres escolhem o par pelo faro. Preferem passar a vida ao lado de homens com genes semelhantes aos de seu pai. Na pesquisa feita por cientistas da Universidade de Chicago, 49 mulheres foram convidadas a sentir o cheiro da camiseta usada dois dias seguidos pelos voluntários, que passaram longe de comidas condimentadas, desodorante, perfume e animal de estimação, para não confundir seu perfume natural. Às moças foi pedido que escolhessem qual odor gostariam de sentir o tempo todo, digamos, até que a morte os separare. Os eleitos tinham genes parecidos com os de seus pais.