AF 447
Trabalho conjunto
BOECHAT-01-IE-2172.jpg
A Polícia Federal está encaminhando a Paris os peritos criminais federais Carlos Eduardo Palhares e Jeferson Corrêa, do Instituto Nacional de Criminalística. A dupla participará das autópsias e da comissão de identificação das vítimas do voo 447, da Air France. Ficarão na Europa, a princípio, por um mês. A PF brasileira é bem conceituada em identificação por DNA.

 

Futebol
Cartão vermelho
BOECHAT-03-IE-2172.jpg 
Foi arquivada esta semana na Justiça do Rio de Janeiro a ação na qual José Antônio Celestino Filho queria R$ 300 mil de indenização de Ronaldo Fenômeno (e mais 10% sobre o preço de cada exemplar) por aparecer ao fundo em uma foto publicada no livro “Ronaldo – Retrato de un Niño”, de David Torras e Marcos López, publicado na Espanha. “Estar ao lado de uma lancha da qual era piloto não é abuso de imagem”, disse o desembargador Luiz Fernando Carvalho, relator do caso na 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça.

 

 
Relações Externas
Fora da sala
A crítica da Comissão de Direitos Humanos da OEA ao Brasil, pela obra da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, está dando pano para manga. O representante brasileiro na entidade, embaixador Ruy Casaes, está no Brasil há semanas e pelo visto sem nenhuma pressa de voltar.
 
Indústria
Freio no consumo
Os números serão fechados na próxima semana, mas é certo que as vendas de refrigerantes não cresceram de janeiro a junho deste ano, em comparação a igual período de 2010. Cada ponto percentual corresponde a 300 milhões de litros. A alta da inflação, apertando o orçamento das famílias, foi apontada como a causa da estagnação.
 
Ministério Público
Volta à origem
O MPF pedirá ao STJ que remeta ao Juízo Federal de 1ª instância, no Rio de Janeiro, a ação civil pública na qual Lula, o ex-ministro Hélio Costa e diretores da Anatel são acusados de burlarem a Lei de Improbidade Administrativa e decisões judiciais, numa concorrência para exploração de satélites. A Associação Nacional dos Usuários do Sistema de Telefonia Fixa e Móvel (Anestel) pede a condenação dos réus em R$ 10 milhões. A ação deve acabar arquivada. 
 
Medicina
Raio X
BOECHAT-02-IE-2172.jpg 
Entidades médicas nacionais, lideradas pelo Conselho Federal de Medicina, farão, até agosto, blitze nos hospitais públicos de nove Estados. Após a fiscalização “in loco”, um detalhado dossiê sobre as condições de funcionamento do SUS será entregue ao Ministério da Saúde e ao Ministério Público Federal. Não vai ser difícil constatar o sucateamento da rede.
 
Política
Devagar
Como se não bastasse a conhecida morosidade da Justiça leitoral, a greve dos servidores do TSE – que já dura cerca de um mês – atrasa a publicação de acórdãos (decisões) de julgamentos. Com isso, candidatos eleitos que recorreram ao tribunal para tomar posse roem as unhas – e talvez por um longo tempo. Na quinta-feira 30, a Justiça Eleitoral entra em recesso.
 
Hollywood
Mais um
BOECHAT-05-IE-2172.jpg 
Outro astro de Hollywood aterrissa no Brasil. Jim Carrey chega domingo ao Rio de Janeiro para divulgar seu novo filme, “Os Pinguins do Papai”. Além de São Paulo, o ator quer conhecer a Amazônia. Mas dificilmente realizará seu outro desejo: o de encontrar Rodrigo Santoro, com quem contracenou em “I Love You Phillip Morris”. O brasileiro cumpre uma agenda de compromissos no Exterior.

 

 
Bombeiros
Dupla de fora
BOECHAT-04B-IE-2172.jpg 
Pode ter vida curta o projeto de lei aprovado na quarta-feira 22, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, anistiando os manifestantes que ocuparam o Quartel Central dos Bombeiros, no Rio de Janeiro, no dia 3 de junho. Isso porque dois PMs que também participaram do ato não foram beneficiados pela proposta do senador Lindbergh Farias. A matéria que está a caminho da Câmara dos Deputados, se não retornar logo ao Senado, vai levar os PMs ao banco dos réus. 

 

CNJ
Queda de braço
Na briga por uma vaga no Conselho Nacional de Justiça, Marcelo Neves tem entre os simpatizantes de sua candidatura o ministro Gilmar Mendes, do STF. Bruno Dantas, que sonha com a cadeira, conta com José Sarney a apoiá-lo. Um ou outro representará o Senado no colegiado.
 
Cinema
Filme de polícia
Animado com as boas vendas do seu livro “Operação Hurricane – um Juiz no Olho do Furacão” (Geração Editorial), o ex-desembargador federal José Eduardo Carreira Alvim faz planos maiores sobre a obra, na qual se defendeu da acusação de venda de sentenças para liberar caça-níqueis. Ele diz estar pronto para ver a história virar roteiro de cinema.
 
Meio Ambiente
Centros largados
O que a Finep faz? Há três anos não libera editais que permitiriam aos governos estaduais investir nas redes de meteorologia e de recursos hídricos. Tais unidades, fornecendo dados online sobre chuva, vento, temperatura e umidade do ar, são essenciais à Defesa Civil para agir diante de desastres naturais. No Acre, por exemplo, não há um equipamento local funcionando – só os do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
 
EUA
Silêncio a bordo
A neurose dos americanos após o 11 de setembro parece não ter fim. A última novidade é que a Federal Aviation Administration está prestes a proibir que os passageiros sejam informados da posição exata do avião, em voos nos EUA. Bobagem. Qualquer GPS de mão dispensa o aviso da tripulação. Espera-se que a Anac não repita a paranoia por aqui.
 
OEA
Brasil melhor
Os dados do Relatório sobre Segurança Cidadã nas Américas 2011, da OEA, apontam o Brasil entre os seis países do hemisfério que reduziram sua taxa de homicídios dolosos nos últimos dez anos. Os 10% de queda significam menos cinco mil pessoas assassinadas por ano. O economista Vinícius Coimbra, da UFRJ, fez a curiosa descoberta a partir dos registros de homicídios com a intenção de matar. “Os estudos da OEA, comparados com os números sobre o analfabetismo nos mesmos países, permitem afirmar que 10% de alta na taxa de alfabetização têm como consequência menos oito mil homicídios dolosos por ano.”

Aviação
Memória
BOECHAT-06-IE-2172.jpg 
Com prefixo PP-SMA, o Boeing da extinta Vasp que aparece nessa imagem não irá virar sucata, como aconteceu com alguns de seus irmãos que voaram para a extinta empresa aérea. A TAM adquiriu a unidade e depois de restaurá-la por completo, em Confins (MG), vai passar a incluir o jato entre as raridades de seu museu, que fica no interior de SP. O PP-SMA foi o primeiro da categoria a voar nos céus do Brasil.