DVD
Anjo da guerra (Europa) – Chega diretamente em DVD este ótimo drama histórico do francês André Techiné, de As rosas selvagens e Hotel das Américas, rodado em 2003. A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, enfocando uma família de parisienses que se refugia no campo durante a ocupação nazista. Acompanhada dos dois filhos – a menina Cathy (Clémence Meyer) e o garoto Philippe (Grégoire Leprince-Riguet) – a professora Odile (Emmanuélle Béart) aceita a proteção do adolescente Yvan (Gaspar Ulliel), um rapaz estranho e de passado obscuro. Enquanto os aviões alemães sobrevoam suas cabeças, eles têm momentos de relativa paz e conhecimento mútuo. Até que, em nome da lei, o horror do conflito se manifeste no seu idílico refúgio. (Ivan Claudio)

Discos
Bob Dylan – No direction home: the soundtrack – The bootleg series vol. 7 (Sony BMG) – Rapas do tacho na discografia de lendas do rock costumam ser frustrantes. Não é o caso desta nova lavra da interminável “bootleg series” do roqueiro Bob Dylan, com 38 gravações não-oficiais compostas de apresentações ao vivo, takes alternativos e registros caseiros. Estão lá, em dois CDs, alguns dos maiores sucessos do cantor, de Blowing in the wind, Mr. Tambourine man e A hard rain’s a-gonna fall a Desolation row e Ballad of a thin man. Acompanha um booklet com fotos e o histórico de cada faixa. As músicas fazem parte do documentário em duas partes No direction home, de Martin Scorsese, e cobrem o período de 1959 a 1966. À exceção de Song to Woody e Like a rolling stone, todas os registros são inéditos. A maioria, em versões de arrepiar. (Ivan Claudio)

Cinema
A lenda de Zorro (Em cartaz nacional) – Um pouquinho mais rechonchuda, Elena (Catherine Zeta-Jones) não agüenta mais aquele negócio de Alejandro Arrieta (Antonio Banderas), com a desculpa de defender os oprimidos, sumir nas madrugadas com um capuz feito de uma echarpe longa e uma capa idem – sem esquecer do chapéu de brocado –, e acaba pedindo o divórcio. Mas como o público-alvo é o infantil, tudo não passa de um imbróglio ocorrido durante a anexação da Califórnia pelos Estados Unidos, envolvendo franceses traidores, nitroglicerina e a Agência Pinkerton de detetives, futuro FBI. O diretor neozelandês Martin Campbell, que tem um 007 em seu currículo, garante o bom humor e a pirotecnia. Banderas continua em forma, apesar da papada e da escova permanente que adotou. (Luiz Chagas)