A dor delas…
Duas pesquisas comprovam que as mulheres sentem mais dor do que os homens. A primeira, feita por cientistas americanos, revela que elas possuem maior rede de nervos, pelo menos no rosto, o que significa maior quantidade de canais por onde circulam os sinais dolorosos até o cérebro. E a segunda, realizada na Inglaterra, afirma que as mulheres colocam uma grande carga emocional na dor, ao contrário dos homens, que enxergam o desconforto de modo mais racional
e, por isso, lidam melhor com ele.

… e o stress deles
Por outro lado, o coração masculino sofre mais com um trabalho estressante do que o feminino. É o que mostra um estudo feito na Universidade de Helsinki, na Finlândia. Segundo o trabalho, jovens submetidos a muita pressão profissional têm mais chance de desenvolver doença nas artérias coronárias do que as mulheres vítimas da mesma situação.

Inclua o peixe no cardápio!
Esta é a recomendação de pesquisadores americanos. O alimento contribui para melhorar o funcionamento cerebral e evitar o declínio da capacidade de raciocínio que pode ocorrer com o passar dos anos. Entre as melhores opções estão o salmão e o atum.

Tai chi chuan contra quedas
De acordo com estudo feito na Universidade Nacional da Coréia do Sul, a ginástica chinesa auxilia os idosos a ter mais equilíbrio e, portanto, a sofrer menos tombos.
 
 
O perigo de dormir demais
Sonolência diurna pode ser sinal de depressão e de enfermidades ligadas ao metabolismo, como a diabete. Foi o que concluíram os autores de um artigo publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism. Quem manifesta o sintoma precisa de avaliação médica.
 
 
Cabelo
Há problemas em fazer escova definitiva com formol?
Geovane Santos Pinto – Salvador – BA

A escova progressiva feita com formol foi criada para baratear custos. O preço do formol é muito menor do que os de outros produtos para o alisamento. Porém, o formol não foi feito para isso. Ele pode causar danos aos cabelos e à saúde do cabeleireiro e seu cliente. A substância provoca um ressecamento nas vias aéreas superiores (nariz e garganta), e pode ser prejudicial para a respiração. Também torna os fios mais frágeis e pode levar à quebra das pontas. É uma economia que não vale a pena fazer.
Valcinir Bedin, dermatologista, da Sociedade Brasileira para Estudo do Cabelo

Frigidez
É verdade que o uso diário de limão causa frigidez?
A.L. – Joanésia (MG)

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Isto é crença. Não se baseia em trabalhos científicos. Sabe-se que a casca do limão tem substâncias irritantes da pele e seu consumo em grande quantidade pode danificar o esmalte de dentes e estimular o fluxo salivar. No entanto, seu consumo deveria ser estimulado porque traz grandes beneficios: é fonte de vitamina C, de compostos antioxidantes (que combatem o envelhecimento precoce) e tem luteolina, substância com efeitos positivos na circulação sangüínea.
Rebeca de Angelis, especialista em fisiologia da nutrição, São Paulo


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias