Mais vida na ABL
Apaixonado por poesia, o jornalista e publicitário Mauro Salles está transformando a Academia Brasileira de Letras num ponto de encontro entre jornalistas e escritores. Cerca de 500 pessoas se reúnem todas as quintas-feiras na ABL no Seminário de Jornalismo e Literatura – e geralmente os temas das conversas são bastante polêmicos. Na quinta-feira 16, por exemplo, o acadêmico Arnaldo Niskier defendeu que é possível transformar a estética superficial da televisão em literatura, “sobretudo quando a tevê cumpre o saudável papel de estimular a venda de livros num país com 5,6 mil municípios e apenas 3,5 mil bibliotecas públicas”. Acadêmicos como Nélida Piñon, Cícero Sandroni, Lêdo Ivo e Ivan Junqueira serão alguns dos próximos palestrantes ao lado de jornalistas cariocas e paulistas.

Transmissor de HIV é condenado

Mohhamed Dica foi considerado culpado na terça-feira 14 pela Justiça da Inglaterra por transmitir HIV a duas mulheres por via sexual. Ele sabia que era portador do vírus da Aids, mas não avisou as parceiras – a uma delas Dica teria dito que fizera vasectomia e por isso não precisava usar preservativo. É o primeiro processo desse tipo naquele país.

Morreu o poeta e compositor Chico Fro, cujo verdadeiro nome era Augusto César Ribeiro. Ele atuou em diversos filmes ao lado de Mazzaropi. Em São Paulo, aos 75 anos, de infarto. Na segunda-feira 13.

Indenizado em R$ 72 mil o ex-deputado federal e jornalista Márcio Moreira Alves. Ele teve o seu mandato cassado em 1968 por discursar contra o regime militar. Como na época a Câmara se recusou a cassá-lo, o governo decretou o AI-5. A decisão de indenizá-lo foi da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Em Brasília, na terça-feira 14.

Velocidade sem luz

O ex-soldado britânico Mark Threagold
se tornou na quarta-feira 15 o cego a
andar mais rápido na água. Ele atingiu
com a sua lancha a velocidade de
146,6 quilômetros por hora.

O título de Ferran e o acidente de Brack

Um grave acidente marcou a última prova do Campeonato Mundial de IRL disputada no domingo 12 nos EUA. O carro do piloto Kenny Brack voou depois de se chocar contra o veículo de Tomas Scheckter. Brack sofreu fraturas nas pernas e nos braços. O vencedor da corrida foi o brasileiro Gil de Ferran, que se despediu das pistas. O título do mundial ficou com Scott Dixon.

O papa fez bodas de prata

Na quinta-feira 16 o papa João Paulo II completou 25 anos de pontificado. A data foi comemorada com uma missa no Vaticano. Aos 83 anos e enfrentando uma série de problemas de saúde, João Paulo II insiste em manter o ritmo de suas atividades.

Talento jovem

O estudante Sacha Leon Sztajnbok, 22 anos, aluno do 4º semestre de propaganda e marketing, criou a logomarca vencedora para a 2ª Semana de Propaganda e Marketing da Unip de Brasília. A entrega dos prêmios será na abertura do evento na quinta-feira 30.

Condenados no caso Pataxó desrespeitam a Justiça

A Justiça de Brasília suspendeu, na terça-feira 14, o benefício do regime semi-aberto a que tinham direito três dos quatro jovens condenados a 14 anos de prisão pela morte do índio pataxó Galdino Jesus dos Santos – ele morreu queimado pelos condenados em 1997. Eron de Oliveira, Antonio Novely de Vilanova e Max Rogério Alves descumpriram as regras do semi-aberto ao frequentarem bares no horário em que deveriam estar trabalhando ou estudando.