Os motoristas acostumados a dirigir depois de alguns aperitivos, terão que mudar o hábito. Ou andarão a pé. Explica-se: os japoneses desenvolveram um inédito sistema “antiembriagez”, e os novos carros da Nissan serão equipados com essa tecnologia capaz de checar odor, suor e até mesmo a consciência do motorista. Dependendo dos resultados, o automóvel dá bronca em alto e bom som e a ignição é travada. Os engenheiros japoneses esperam com isso mudar o alarmante quadro de mortes em estradas do país.

“Procuramos desenvolver uma ferramenta incapaz de ser enganada. Conseguimos. Não vai adiantar pedir para o amigo trocar de marcha para enganar o sensor de suor instalado no câmbio. O reconhecimento facial a laser irá detectar quem de fato está dirigindo”, explicou o diretor-geral da Nissan, Kazuhiro Doi. O novo sistema funciona com um conjunto de chips instalados no assento e no câmbio. Depois daquele happy hour o motorista entra no carro e já começa a ser analisado pelo computador. Em segundos os sensores medem as moléculas de álcool no hálito e um botão no câmbio avalia a transpiração na mão do piloto. Ao enviar esses dados para o painel de controle, um sistema sonoro é acionado e uma voz digital adverte o piloto e avisa que a partida do motor está travada.

Rígidos, os japoneses ainda instalaram câmeras e um aparelho para escanear os olhos com laser monitorando o nível de atenção do motorista. Se ele cair no sono, o carro emite sons de sinos ou mensagens de voz mandando o motorista encostar para dormir antes de prosseguir na viagem. O circuito de segurança da Nissan não pára por aí. Os cintos de segurança se apertam caso folgas sejam detectadas. Enquanto isso, outro um conjunto de sensores monitora se o carro está se mantendo dentro da faixa de rodagem da rua. “Estamos fazendo os reajustes finais. Precisamos definir exatamente o nível de incapacidade do motorista para que o sistema atue de maneira eficaz. Não podemos impedir que um motorista trafegue normalmente porque tomou apenas um copo de cerveja”, afirma Doi.